xhhzsx

27692 palavras 111 páginas
O ENSINO GEOGRAFIA E MUDANÇAS TECNOCIENTÍFICAS: ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOMETODOLÓGICOS Adauto de Oliveira Souza
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

RESUMO - O presente trabalho tem como objetivos destacar a importância do estudo das indústrias; identificar alternativas do estudo dessa temática, na linha de construção de conceitos e desenvolvimento de um raciocínio geográfico capaz de ajudar os discentes a compreender a realidade em que vivem; identificar as principais características das Primeira, Segunda e Terceira Revoluções Industriais, assim como a inserção do Brasil nesse processo e caracterizar as mudanças econômico-sociais decorrentes da Terceira Revolução Industrial e seus impactos na força de trabalho e, particularmente, na escola e no ensino da Geografia. Com tais pressupostos, a partir da bibliografia apresentada – em especial, Cano (1993), Vesentini (1993) e Rua et. all (1993) - fizemos uma contextualização histórica das referidas revoluções relacionando-as com as mudanças na sociedade, na escola e, em particular, no ensino de Geografia. Palavras-chave: revolução industrial, revolução técnico-científica e informacional; ensino de Geografia.

A Primeira Revolução Industrial – breve contextualização
A Primeira Revolução Industrial “maturou”, plenamente, entre 1820 e 1830, na Inglaterra, centro hegemônico do capitalismo de então. O sistema escolar público e obrigatório para as massas populares é em grande parte fruto dessa Primeira Revolução Industrial, cuja eclosão ocorreu entre meados do século XVIII, até o final do século XIX.
Em linhas gerais, podemos afirmar que a Primeira Revolução é marcada pela hegemonia inglesa; pelo carvão como principal fonte de energia, assim como pela expressiva concentração espacial da atividade industrial em termos de escala mundial. Ademais, podemos destacar que as indústrias características desse período foram as têxteis e a de bens

Relacionados