xfgd

673 palavras 3 páginas
Capítulo 15 – Estralada
Leonardo Pataca ficou transtornado ao saber que o reverendo mestre-de-cerimônias roubou o amor da cigana. Tentou tirar satisfações com a própria cigana, usando a desculpa de alertá-la sobre o grande pecado que estava cometendo, mas não teve sucesso, então ele decidiu se vingar.
Naquela época havia alguns sujeitos que arrumavam brigas e faziam trabalhos encomendados. O mais famoso era Chico-Juca,que é um homem muito procurado há muito procurado por Vidigal, mas nunca foi capturado.
Sabendo que o reverendo estaria na festa de aniversário da cigana, Leonardo Pataca contratou Chico-Juca para armar uma confusão, que chamaria a atenção do Vidigal. Tudo correu como planejado, Chico-Juca saiu rapidamente, pois foi avisado por Leonardo que o Vidigal estaria lá, então quando ele, apareceu descobriu o mestre-de-cerimônias escondido num quarto em trajes indecentes.
Como resultado, além da vergonha passada, o reverendo ficou exposto na Casa da Guarda na Sé. Leonardo Pataca se vingou e, involuntariamente, também vingou seu filho.

Capítulo 16 – Sucesso do Plano
O reverendo mestre-de-cerimônias saiu da jogada e Leonardo Pataca teve campo livre para investir novamente na cigana que, sem mais quem lhe bancasse, cedeu o lugar para Leonardo .
A comadre tentou convencer Leonardo de que a cigana era uma má escolha e ofertou uma sobrinha sua, que vivia sob suas custas, mas ele se recusou, porém, a comadre não iria desistir tão fácil.
Em relação a Leonardo filho, ele continuava na mesma situação. O tenente-coronel tentou convencer o compadre a fazer a ideia da comadre, que era de botá-lo na Conceição (colégio tradicional do Rio de Janeiro), mas o compadre insistia no desejo de mandá-lo a Coimbra, para entrar no sacerdócio.

Capítulo 17 – D. Maria
O narrador conta no inicio do capítulo como era uma procissão naqueles tempos: as encenações, os enfeites,etc. Era o grande evento da cidade. Também era um costume da época, as casas que ficavam no

Relacionados

  • PERCEPÇÃO ORGANIZACIONAL COM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS (ERP) COM FOCO EM PEQUENAS EMPRESAS
    30211 palavras | 121 páginas