Xenofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo xenofobia provém do conceito grego composto por xénos (“estrangeiro”) e phóbos (“medo”). A xenofobia faz portanto referência ao ódio, ao receio, à hostilidade e àrepulsa relativamente aos estrangeiros. A palavra também é usada como extensão à fobia em relação aos grupos étnicos diferentes ou às pessoas cuja fisionomia social, cultural epolítica se desconhece.
A xenofobia é uma ideologia que consiste na não-aceitação das identidades culturais que sejam diferentes da nossa própria. Ao contrário do racismo, axenofobia prevê aceitar os estrangeiros e imigrantes, desde obedeçam à sua assimilação sociocultural.
Pode-se dizer que este tipo de discriminação tem por base vários preconceitoshistóricos, religiosos, culturais e nacionais, que levam o xenófobo a justificar a segregação entre diferentes grupos étnicos com o objectivo de não perder a própriaidentidade. Por outro lado, ainda se vem juntar um preconceito económico de acordo com o qual os imigrantes representam uma ameaça (concorrência) perante os recursos disponibilizados noseio de uma nação.
Por essa razão, a crise económica e social que sofreram muitos países em finais do século XX foi o ponto de partida para uma manifestação agressiva daxenofobia, que se viu reflectida desde cartazes e discursos a actos de violência de todo o tipo. Os meios de comunicação, por sua vez, tendem a colaborar com o desenvolvimento daxenofobia ao apresentarem os costumes e as culturas estrangeiras enquanto dimensões estranhas e alheias à identidade nacional.
Convém salientar que os antropólogos haviamalertado para a possibilidade de situações de xenofobia nos povos arcaicos, o que só vem mostrar que a xenofobia é um fenómeno que sempre esteve presente no comportamento humano.
tracking img