xdfgc

471 palavras 2 páginas
João Moreira nº20 10ºB
Identificação do livro: Edição BABEL, 2011, Maria Teresa Maia Gonzalez, 24ª edição.

Razões de escolha do livro: Li “A Lua de Joana”, que é um livro muito interessante, foi-me proposta este livro pela minha mãe. Este livro fala sobre a toxicodependência na adolescência, e este livro é um exemplo do que toxicodependência pode provocar na vida das pessoas. Penso que é um livro adequado para um adolescente, daí a minha razão de escolha.

Biografia do autor: Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa nascida em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular. Escreveu vários livros como: “Gaspar & Mariana”, “A Fonte dos Segredos”, “O Guarda da Praia”, “O Incendiário Misterioso”, “A Lua de Joana”, “Histórias com Jesus”, “A Cruz Vazia”.

Sinopse do livro: “A Lua de Joana” é um livro baseado num conjunto de cartas de Joana para a sua melhor amiga, Marta, a qual morreu de overdose. A forma como este livro é escrito faz com que se pareça com um diário. Joana relata neste livro todos os acontecimentos do dia-a-dia escrevendo cartas para a sua melhor amiga contando as suas novidades. Joana para além de ser uma boa aluna na escola, é também uma pessoa muito culta, que tenta lidar com a perda da sua melhor amiga, e com a ausência mútua dos pais, recorrendo sempre a sua avó como uma espécie de conselheira e companheira, para não bastar o acontecimento trágico da morte da sua melhor amiga, a avó também acaba por morrer mais tarde com problemas cardíacos. O que faz com que Joana desanime e baixe as notas radicalmente na escola, e que faz também com que Joana conheça novas pessoas, más companhias, com problemas de toxicodependência. Joana apercebe-se com o passar do tempo de quem realmente são estas pessoas, e tenta afastar-se, mas

Relacionados