XCGrecia121

800 palavras 4 páginas
Grecia
Localizada em região montanhosa, a principal característica das cidades Gregas eram as cidades em formato de acrópoles. Essa civilização era dividida em pequenos principados independentes, os Estados. A presença de Cidades – Estado, autônomas onde cada uma concentra os poderes econômicos, sociais e políticos. As cidades - Estado gregas se organizam em formato de acrópole, a origem é uma colina, denominada cidade alta onde ficam os templos dos deuses, e o povoado que se estende pela planície é defendido por muros chamado de astu onde se desenvolve o comercio e as relações civis. Cada cidade possui certa autonomia, em cada uma delas três órgãos são fundamentais: o pritaneu, buleuterion
Tinham como principal característica em comum a religiosidade, a crença nos deuses era fator determinante da formação das cidades. Todas as cidades possuíam templos enormes.
Como cada um deles tem território aberto para o mar participaram do intenso comércio marítimo de bronze. Nas cidades gregas a posição geográfica favorável foi um dos fatores responsável pelo desenvolvimento das cidades. O território de modo geral é limitado pelas montanhas, mas pode ser aumentado por meio de conquistas ou acordos entre cidades vizinhas fazendo com que algumas cidades como Atenas e Esparta possuam uma área bem extensa em relação a outras cidades como Tebas e Corinto, por exemplo.
Quando as cidades alcançavam certa quantidade de pessoas expedições eram organizadas com o intuito de formar novas cidades. Dez mil habitantes era o considerado normal para uma condição necessária de organização da vida civil, cidades como Atenas e Siracusa eram exceções com população bem superior a esta. As cidades Gregas costumavam apresentar uma organização pautada em unidade, articulação e equilíbrio com a natureza, sempre visando o bem comum.
Essas cidades costumavam apresentar uma uniformidade, as casas eram todas do mesmo tipo, o que diferenciava era o tamanho delas, e não havia segregação por bairros, haviam

Relacionados