xan89miranda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Radiografia
Princípios básicos
Os raios-X são a forma mais antiga e frequente de produzir imagens clínicas. São exames médicos não dolorosos que ajudam diversos profissionais a diagnosticar etratar as doenças. A radiografia expõe uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do organismo. A radiografia é uma técnica muito utilizada com oobjetivo de verificar as características não homogênea (presença de alguma anomalia) do corpo humano, ela utiliza raio-x para obter as imagens dos exames.(Dr. Especialista, Herman Funchal, UFRJ)
O raio-x éproduzido pela radiação eletromagnética, um feixe heterogêneo de elétrons de alta energia cinética que é lançado em um ponto metálico. Neste momento ocorre uma imediata desaceleração destes feixes aocolidir com o ponto metálico, este processo favorece a produção de uma grande quantidade de calor e uma pequena quantidade de energia, geralmente 1%, e convertida em um espectro continuo deraio-x.(Ver na figura 01)





Figura 01- Feixe de elétrons, estrutura do tubo do raio x, fonte, Biblioteca cientifica.
A densidade e a composição de cada área determina a quantidade de raios-xabsorvida, os raios-x que atravessam são capturados atrás do objeto por um detector (os mais usuais são os filmes fotográficos). O feixe de raios-x transmitidos através do paciente impressiona o filmeradiográfico, que uma vez revelado, visualiza-se uma imagem que permite diferenciar estruturas e tecidos com características diferenciadas.
Os raios-x possuem uma grande interação com os tecidos do corpohumano, isto é atribuído devido ao efeito fotoelétrico (ver na figura 02). Quando o mecanismo destes efeitos ocorre, verificam-se imagens radiográficas que mostram tonalidades de cor cinza bemdiferenciados.




Figura 02-Mecanismo de liberação do Fotoelétron do raio x, fonte biblioteca cientifica.
Ao final de todo este processo, é criado à representação em duas dimensões de toda estrutura...