X86, historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O primeiro microchip, o 4004, foi lançado pela Intel em 1971. Era um projeto bastante primitivo, que processava instruções de 8 bits, através de um barramento rudimentar, que permitia transferir apenas 4 bits por ciclo, e operava a meros 740 kHz. Na verdade, o 4004 era tão lento que demorava 10 ciclos para processar cada instrução, ou seja, ele processava apenas 74 mil instruções por segundo(mesmo assim, ele era cerca de 15 vezes mais rápido que o ENIAC). Pouco tempo depois, a Intel lançou um novo processador, que fez sucesso durante muitos anos, o 8080. Ele já era um processador de 8 bits e operava a incríveis 2 MHz, compôs o Altair 8800, lançado em 1974, q é considerado por muitos o primeiro computador pessoal da história.

tempo, possuir um desempenho bem superior devido ao seuprocessador de 16 bits. Entretanto, o aspecto técnico não foi o determinante para o sucesso do PC. Ele era um bom computador para a época, mas era caro e não tinha nada que os concorrentes não pudessem usar em seus produtos. Ele tinha tudo para ser apenas mais um no mercado, se não fosse um diferencial importante: a arquitetura aberta.

Diferente dos Apples e de outros computadores da época,qualquer fabricante podia desenvolver e vender acessórios para o PC, sem pagar royalties ou fazer acordos de licenciamento. Como todos os componentes podiam ser Para o Altair foi desenvolvido o interpretador Basic, com participação encontrados no mercado, era possível também desenvolver clones, de Bill Gates antes da Microsoft. computadores compatíveis com o PC, fabricados por outras empresas. Issolentamente fez com que toda a indústria passasse a orbitar em torno do PC, O BASIC era a linguagem mais popular na época (e serviu como base fazendo com que a plataforma crescesse assustadoramente. para diversas linguagens modernas), pois tem uma sintaxe simples se comparado com o C ou o Assembly, utilizando comandos derivados de palavras O sistema operacional usado no PC original era o MS-DOS 1.0 (nado Inglês. época ainda chamado de PC-DOS), que foi desenvolvido às pressas pela Microsoft com base num sistema operacional mais simples, chamado QDOS, O Altair serviu para demonstrar a grande paixão que a informática comprado da Seattle Computers, uma pequena empresa desenvolvedora de podia exercer e que, ao contrário do que diziam muitos analistas da época, sistemas. Na verdade, a Microsoft foi asegunda opção da IBM, depois de ter sua existia sim um grande mercado para computadores pessoais. proposta de licença recusada pela Digital Research, que desenvolvia versões do Pouco depois, em 1976, foi fundada a Apple, tendo como sócios Steve seu CP/M para várias arquiteturas diferentes. e Steve Wozniak. Na verdade, a Apple só foi fundada porque o projeto do Apple I Na época, a IBM acreditavaque ganharia dinheiro vendendo as (desenvolvido pelos dois nas horas vagas) foi recusado pela Atari e pela HP. máquinas e não vendendo sistemas operacionais e softwares, o que era O Apple I era baseado no processador 6502, um clone do Motorola 6800, que era fabricado pela MOS Tecnology. Ele era um processador de 8 bits, que operava a apenas 1 MHz. Em termos de poder de processamento, o 6502 perdiapara o 8080, mas isso era compensado pelos "espaçosos" 8 KB de memória, suficientes para carregar o interpretador BASIC (que ocupava 4 KB), deixando os outros 4 KB livres para escrever e rodar programas. Foi o primeiro a utilizar memórias DRAM, que é essencialmente a mesma tecnologia utilizada até hoje em pentes de memória O Apple II, lançado em 1977, vinha com apenas 4 KB de memória, mas incluíamais 12 KB de memória ROM, que armazenava um interpretador BASIC e o software de bootstrap, lido no início do boot. Isso foi uma grande evolução, pois você ligava e já podia começar a programar ou a carregar programas. No Apple I, era preciso primeiro carregar a fita com o BASIC, para depois começar a fazer qualquer coisa. Seu processador chegou até 4 MHz (ainda de 8 bits). Em 1979 surgiu, da...
tracking img