Www.trabalhosfeitos.com,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRISCILA DA CONCEIÇÃO SOUZA PIMENTA

SIMONE BARBOSA

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O NOVO PERFIL DO GESTOR: UM ESTUDO DE CASO COM OS GERENTES DO MAGAZINE Y. YAMADA PEDREIRA EM BELÉM DO PARÁ.

BELÉM
2011
PRISCILA DA CONCEIÇÃO SOUZA PIMENTA

SIMONE BARBOSA

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EO NOVO PERFIL DO GESTOR: UM ESTUDO DE CASO COM OS GERENTES DO MAGAZINE Y. YAMADA PEDREIRA EM BELÉM DO PARÁ.

Projeto de Pesquisa apresentado a Disciplina Orientação de TCC, sob a orientação da Prof. Esp. Márcia Moraes como requisito parcial para obtenção da nota da 1ª VC da Turma AN7TA da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ).BELÉM
2011

Sumário

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................

2. JUSTIFICATIVA......................................................................................................

3.PROBLEMÁTICA...................................................................................................

4. OBJETIVOS...........................................................................................................

4.1. GERAL................................................................................................................

4.2. ESPECÍFICOS....................................................................................................

5.METODOLOGIA...................................................................................................

6. REFERÊNCIAL TEÓRICO...................................................................................

7. CRONOGRAMA................................................................................................

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que o novoambiente empresarial é dinâmico, inconstante e repleto de mudanças, provocando a necessidade das empresas se tornarem organizações de aprendizagem. Desta forma, mudanças devem acontecer principalmente no perfil do gestor que atua nessas organizações, tornando-o indispensável para as mesmas.

A gestão do conhecimento parte do principio que as organizações necessitam de gestores flexíveis, que sejamabertos a mudanças e adaptam sua gestão à demanda atual com rapidez para se tornar com eficácia uma gestão empreendedora, participativa, criativa e inovadora.

Para que isto possa acontecer é necessária uma quebra de paradigmas, uma mudança radical no perfil do gestor dando ênfase na liberdade e autonomia das pessoas valorizando o capital intelectual.

Além de competências técnicas o gestordeverá agregar certa dose de emoção no trabalho, ter a capacidade de liderar em tempos de mudança. Aprender a se conhecer, gerir seus atos e aprender a gerir-se primeiramente e, por conseguinte gerir e ajudar seus colaboradores a fazerem o mesmo.

É evidente que o gerente tradicional que comumente é visto como chefe não tem mais lugar nas organizações eficazes. O principio do “manda quem pode eobedece quem tem juízo” deve ser substituído por um comportamento de liderança voltado ao desenvolvimento e energização da equipe. O “eu” do chefe tem que ser substituído pelos nós do líder eficaz. Este deve ter flexibilidade para agir muito mais como facilitador e orientador de seus subordinados do que como chefe, autoritário, dogmático.

O chefe também apresenta comportamentos adequados comoênfase no planejamento, controle orçamentário, soluções de problemas, entre outros que são necessários, mas não suficientes para enfrentar os desafios de um ambiente que se transforma continuamente.

Atualmente o gerente deve ter perfil de líder, dando ênfase à delegação (Empowerment), ao trabalho em equipe, na motivação, reconhecimento de pessoas, formação de novos líderes e dá feedback...
tracking img