Wwf fegerge

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 8 de março de 2013
Regina Quintanilha – Biografia

Regina da Glória Pinto de Magalhães Quintanilha, nasceu a 9 de Maio de 1893, e foi a primeira Advogada Portuguesa e Ibérica dos tempos modernos.
Sendo filha deFrancisco António Fernandes Quintanilha, descendente de uma antiga e abastada família, transmontana de Miranda do Douro, e de Joséfa Ernestina Pinto de Magalhães, descendente da casa de Sabrosa, de ondesegundo a tradição descenderia o grande navegador Fernão de Magalhães.
A 6 de Setembro de 1910, apenas com 17, anos Regina Quintanilha, requer, a sua matrícula na Faculdade de Direito de Coimbra.
A 5de Outubro de 1910, dá-se a Revolução Republicana, e o início das aulas que seria normalmente a 17 de Outubro é adiado já que os ânimos no país, encontravam-se exaltados, e na Universidade deCoimbra, a sala dos Capelos é destruída.
Terminou o curso em três anos e em 1913, com apenas 20 anos, foi convidada para reitora do recém-criado Liceu Feminino de Coimbra. Recusou, por ambicionar umacarreira que o Código Civil Português de 1867 vedava às mulheres, o exercício da advocacia. Apesar disto, a 14 de Novembro de 1913, Regina Quintanilha recebe a autorização do Presidente do Supremo Tribunalde Justiça para advogar, sendo esse o dia em que vestiu a toga dos advogados no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa.
Em Portugal, exerceu ainda, mais uma vez sendo a primeira mulher, as funções deConservadora do Registo Predial e Notarial sendo nestes cargos mais uma vez uma pioneira. No entanto as mentalidades ainda não se encontravam preparadas para aceitar esta progressiva afirmação da condiçãofeminina e várias foram as personalidades influentes da sociedade portuguesa que não hesitaram em denegrir, todas as mulheres que exerciam profissões liberais.

Regina Quintanilha parte, então parao Brasil, onde vai colaborar na reforma de lei brasileira, para além de estabelecer escritórios tanto no Rio de Janeiro como em Nova Iorque. Anos mais tarde de volta a Portugal, é Advogada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • WWF
  • Wwf
  • WWF- ONG
  • WWF BRASIL
  • Plano de comunicação
  • Wwf x greenpeace
  • Wwf-fundo mundial para a natureza
  • Análise de spot WWF

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!