Wuue8weuid

343 palavras 2 páginas
CATABOLISMO

Reações metabólicas em que compostos químicos complexos são degradados em moléculas mais simples com liberação de energia.
As moléculas complexas como os polissacarídeos, lipídios, ácidos nucleicos e proteínas são degradadas em compostos mais simples como monossacarídeos, ácidos gordos, nucleotídeos e aminoácidos, respectivamente. Estes produtos podem ser degradados em compostos ainda mais simples por processos que liberam energia, e cujos produtos resultantes são resíduos, por vezes, tóxicos para o organismo como ácido láctico, ácido acético, dióxido de carbono, amônia e ureia. O catabolismo fornece a energia química necessária aos processos anabólicos de manutenção e crescimento celulares.
A liberação de energia durante os processos catabólicos é feita de forma faseada, evitando um grande aumento da temperatura celular que poderia levar à morte da célula. Esta energia é armazenada sob a forma de compostos intermédios, como o ATP (trifosfato de adenosina) até ser utilizada nas várias atividades celulares. São várias as vias catabólicas que transferem a energia contida nos compostos orgânicos para as moléculas de ATP, com a intervenção de outros compostos, como o NAD, que transportam prótons (H+) e elétrons (e-) do hidrogênio, do substrato até ao aceitador final de elétrons. Consoante o aceitador o processo varia: se o aceitador final de elétrons for uma molécula inorgânica o conjunto das reações, chama-se respiração aeróbia se o aceitador for o oxigênio e respiração anaeróbia se for o íon nitrato ou sulfato. Se o aceitador for uma molécula orgânica (por exemplo, ácido pirúvico) derivada do substrato inicial, então se chama fermentação.
Nas células a principal fonte de energia celular é a glicose. Para obter energia durante o metabolismo da glicose as células degradam estas moléculas e libertam CO2, H2O e uma grande quantidade de energia sob a forma de ATP, se estiverem na presença de oxigênio. A maioria dos organismos tem a capacidade de

Relacionados