Wueeue e as nara

880 palavras 4 páginas
PROCESSOS DIGITAIS II

DETERMINAÇÃO DO ALCANCE DINÂMICO

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA
CURSO DE FOTOGRAFIA
2014

Determinação do alcance dinâmico

O alcance dinâmico é a quantidade de níveis tonais que uma imagem possui.
Essa deve ser a primeira preocupação e o melhor é fazer isso logo no início do tratamento.
Verificar como está a distribuição dos pixels ao longo do histograma é fundamental para a qualidade da imagem.
As correções tonais são as que se referem a claro/escuro, contrastes de cinzas, ponto branco e ponto preto.
Imagem com pouco alcance dinâmico na captura pode apresentar clipping, ou seja, as áreas de sombra totalmente pretas ou as áreas claras totalmente brancas, não registrando os detalhes e sutilezas tonais da cena. Por outro lado, imagens mal capturadas podem ser pobres em contraste, concentrando os pixels na áreas de meio-tons.
O histograma é um gráfico de barras que identifica como os pixels estão distribuídos na imagem. O Levels (Níveis) é a ferramenta que usamos para distribuir os pixels, comprimindo ou expandindo o alcance dinâmico.

OBS: O histograma mostra a distribuição dos pixels, mas não a intenção do fotógrafo ou a imagem em si. Muitas vezes pode-se ser enganado por um histograma que apenas conta a história da imagem, apesar de parecer errado.

Toda imagem tem um limite tonal, no qual as altas luzes mais claras devem manter os detalhes, e as baixas luzes mais escuras não se transformam em preto absoluto. Estes limites são cahamtos de ponto de branco e ponto de preto.
É fundamental determinar os pontos de branco e de preto na imagem para que haja uma distribuição mais uniforme das faixas tonais. O resultado é um ajuste de contraste da imagem, com a expansão proporcional do alcance dinâmico.
Há três métodos para se determinar os pontos, pode-se usar o método manual simples (direto no gráfico), o método visual simples (conta-gotas na imagem, passível de erros) ou o método visual de limiar (mais preciso).

Relacionados