wtf wksnadaxz

3168 palavras 13 páginas
Valores e valoração
O ser o humano, ao longo da sua vida, é confrontado com diversas situações, objetos e pessoas que o afetam e em relação aos quais não é indiferente.

As decisões implicam agir em função dos valores, que são orientadores, os fundamentos ou razão de ser das nossas ações. As ações quotidianas estão muitas vezes marcadas por essas ideias e orientações: é por respeito ao amor, à amizade, à justiça, à saúde, etc que um determinado sujeito prefere determinados objetos, pessoas ou situações em vez de outros.

Todavia, cada sujeito tem as suas preferências, o que significa que cada sujeito hierarquiza os valores de modo subjetivo.

Cada valor possui um contravalor, um polo diametralmente oposto- polaridade.

Preferir significa eleger algo como melhor do que. As nossas preferências permitem-nos encontrar valor nas coisas. Deste modo, os valores representam a não indiferença do ser humano perante os factos e objetos.
A experiencia valorativa é o ato pelo qual um sujeito atribui ou se apercebe de valores (valoração) nos diferentes objetos, situações ou pessoas. No ato de valoração, o sujeito atribui uma diversidade de valores aos objetos, classificando-os como bons ou maus, belos ou feios, justos ou injustos etc. portanto, os valores estão na base dos desejos, sentimentos, avaliações, preferências, decisões e ações do sujeito.

Sendo assim, o estudo dos valores tem em conta 4 elementos fundamentais:
-Diferentes objetos (bens materiais, situações, pessoas)
-Alguém que valoriza- o sujeito
-A atribuição do valor ao objeto- a valoração
-Uma diversidade de valores- uteis, vitais, espirituais, estéticos, éticos, religiosos, etc.

O estudo dos valores permite identificar as seguintes carateristicas:
- a polaridade: todo o valor enfrenta um contravalor, positivo ou negativo; os valores apresentam-se em polos opostos (bom/mau, belo/feio, justo/injusto) e, por isso, dizemos que uma das suas carateristicas é a polaridade.
- a diversidade: é

Relacionados