WORKSHOP AUDITORIAS DA QUALIDADE

923 palavras 4 páginas
WORKSHOP AUDITORIAS DA
QUALIDADE
ALUNO: DIEISON ALOISIO DA CUNHA;
POLO SENAC SÃO LEOPOLDO/RS.

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE


Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.



Nesse sistema existem princípios e diretrizes da qualidade que são aplicados em cada processo que envolve o dia a dia da instituição. Através deles, é possível fazer a tomada de decisões de forma segura, pois através das ferramentas utilizadas, o gestor poderá ver os indicadores de desempenho da empresa



Várias empresas no mundo todo, utilizam o SGQ, para implantar novos processos, gerenciar e checar a qualidade deles. Uma das razões da utilização desse sistema é que consequentemente um maior número de clientes se tornam satisfeitos com a empresa. Além disso, há uma melhora na imagem, no desempenho e na cultura organizacional. A produção sobe e os custos reduzem, é um diferencial, sendo um critério que garante maiores oportunidades e competitividades frente aos mercados nacional e internacional. Surge um clima satisfatório e uma comunicação melhor entre os funcionários, a implantação da gestão da qualidade traz benefícios, pois é dotada de treinamentos, mapeamento dos processos empresariais e registros das atividades da organização.



A empresa poderá apenas implementar o sistema e melhorar os processos, mas para que o resultado desse sistema seja reconhecido será necessário que outra empresa especializada em auditoria de gestão de qualidade faça esse serviço para que ela obtenha um certificado de qualidade, isso irá depender da área onde a empresa atua e também das normas que regem esta área. Sendo assim, existem dois tipos de certificados válidos:



Certificado de acreditação: baseado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 relacionada aos Requisitos Gerais para a
Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração e a ABNT NBR ISO 15189 que

Relacionados