Works

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JANGADA

NADO PEITO

Alex Domingos da Rosa
Aline Sardagna
Débora Caroline Kanzler
Fabíola Regina do Santos
Fernando Inocêncio
Jonathan Krieger
Luma Mendes
Maristela Borgonovo
Yuri Dolberth Leite

JARAGUÁ DO SUL, 2011
FACULDADE JANGADA

NADO PEITO

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia das Atividades Aquáticas, Curso deEducação Física Licenciatura da Faculdade Jangada.
Professora Orientadora: Simone Adriana Oelke.

JARAGUÁ DO SUL, 2011
NADO PEITO

A natação é uma habilidade que permite ao ser humano deslocar-se na água, graças às forças propulsivas que gera com os movimentos dos membros superiores, inferiores e corpo, que lhe permitem vencer as resistências que se opõemao avanço.
A natação é um esporte sempre recomendando para as pessoas, por trazer inúmeros benefícios, como significativas melhoras aos aparelhos respiratórios e cardíacos, fortalecimento muscular, menor impacto nas articulações do corpo e muitos outros.
O nado peito tem uma rica história de competições. Foi o primeiro estilo utilizado em competições depois da idade das trevas etodos os outros se desenvolveram a partir dele. Inicialmente, os nadadores competiam nas provas deste nado, submerso, o que ocasionava muitos desmaios, pois havia um exagero por parte dos nadadores no tempo de permanência embaixo da água, e tendo em vista essa situação, as regras no final da década de 1950 foram modificadas, de forma que assegurasse que os nadadores completassem a maior parte daprova na superfície.
Caracteríza-se como o nado mais lento em relação aos demais nados competitivos. Embora os nadadores desse nado gerem grandes forças durante as fases propulsavas de braços, eles também desaceleram significativamente cada vez que ocorre a recuperação da pernada. Na atualidade, pode-se definir como um deslocamento humano na água caracterizado por uma posição ventral do corpo emovimento simultâneo, simétrico e coordenado das extremidades superiores e inferiores, descrevendo o movimento das primeiras uma trajetória circular e o da segunda um pontapé, com um movimento de elevação e retorno de ombros e quadris que, coordenados com os membros superiores permite realizar a inspiração.

Técnica de pernada

O estilo de pernada utilizado atualmente pela maioria dosnadadores de classe mundial caracteriza-se por uma movimentação diagonal das pernas, em que os pés palmateiam para fora, para dentro e para baixo, bem como para traz. As solas dos pés são as superfícies propulsivas principais, deslocando água para trás como fólios, e não empurrando-as para trás como remos.
A flexão das coxas sobre o tronco deve ser o suficiente para que os pés não saiamágua,já que se houver um abaixamento grande das mesmas ocorrerá uma grande resistência frontal ao deslocamento, prejudicando a propulsão.
A flexão da perna sobre a coxa deve ser a máxima possível, ou seja, aproximando os pés dos glúteos, obtendo-se assim uma maior amplitude de movimento. Na flexão máxima das pernas, os joelhos devem posicionar-se apontados para o fundo e não muito para oslados, ou seja, deverá haver rotação medial das coxas, para haver um grande afastamento destes.
No estilo nado peito há 4 fases: varredura para fora, varredura para dentro, sustentação e deslizamento e recuperação.
Varredura para fora: os pés devem estar flexionados e girados para fora nos tornozelos de forma que as plantas estejam voltadas para fora e para trás e executará um movimentocircular com pressão simultânea no sentido lateral para fora, para baixo e alguma coisa para trás, sendo que, quanto menos os pés se deslocarem para trás, a eficiência da sustentação é melhor, o que proporcionará uma maior propulsão.
Varredura para dentro: no meio da trajetória da extensão das pernas, que se iniciaram na fase anterior, os pés a as pernas movimentam-se principalmente para...
tracking img