Workgroup e groupware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
istema cooperativo em Sistemas de Informações

Sistemas Cooperativos ou Sistemas Colaborativos são Sistemas de Informação que fornecem suporte computacional aos indivíduos que tentam resolver um problema em cooperação com outros, sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.

Com base nas pesquisas realizadas na área denominada, internacionalmente, CSCW (Computer Supported CooperativeWork), ou trabalho cooperativo suportado por computador, foram desenvolvidas diversas ferramentas de software para implantação de Sistemas Cooperativos. Estas ferramentas, denominadas groupware, aplicam conceitos de sistemas distribuídos, comunicação multimídia, ciência da informação e teorias socio-organizacionais.

■ Sistemas de Informação e Sistemas Cooperativos

Sistemas de Informaçãodesempenham papéis fundamentais em qualquer tipo de organização. Dentre estes papéis, podemos destacar o suporte aos processos e operações, apoio à tomada de decisão por funcionários e gerentes de todos os níveis hierárquicos e suporte às estratégias competitivas da empresa. Em quaisquer destes papéis podemos encontrar a necessidade de fazer com que as pessoas trabalhem em equipe. Os Sistemas deInformação com foco específico no trabalho em equipe dentro das organizações são denominados Sistemas Cooperativos ou Colaborativos.

Diversos autores situam os Sistemas Cooperativos como um tipo específico de Sistema de Informação, dentre os sistemas voltados para o apoio às operações (O'Brien, 2002) . Por outro lado, o crescente uso de redes de computadores, tais como a Internet e as redes locais,tem contribuído para que os conceitos envolvidos nos Sistemas Cooperativos possam ser utilizados também dentro dos outros tipos de sistemas. Como veremos ao longo deste artigo, talvez a caracterização deste tipo de sistema seja transitória, ou seja, vai desaparecer quando a função de trabalho em grupo nas empresas, com uso de computador, for transparente para funcionários e gerentes.

Ossistemas colaborativos permitem a comunicação de idéias, compartilhamento de recursos e coordenação dos esforços de trabalho. Sua meta é permitir o trabalho em conjunto de maneira mais fácil e eficaz, ajudando a: comunicar, coordenar e colaborar.

■ O processo de colaboração

Colaborar é o simples fato de que membros que compartilham determinadas informações possam cooperar entre si com o intuito deproduzir ou manipular informações.

O processo de colaboração se inicia em uma comunicação, onde a partir disso passam a ocorrer negociações com o propósito de concluir um determinado "trabalho". Todas as tarefas são gerenciadas por uma "coordenação" que fica responsável pela gestão das tarefas, garantindo que todas sejam cumpridas de forma correta e alcançando os objetivos especificados.Todas as tarefas são compartilhadas entre os membros e estes passam a comunicar negociar e tomar decisões referentes às tarefas impostas.

Para que se tenha uma colaboração é preciso no mínimo dois membros, onde estes passam a colaborar entre si para realizar uma determinada tarefa.

O papel da Coordenação é fazer com que as tarefas designadas aos membros sejam executadas de forma eficiente eobjetiva. Isto faz com que os membros executem suas tarefas de forma plausível e no tempo previsto.

A coordenação é um fator de extrema importância nos sistemas cooperativos, uma vez que sem ela é impossível realizar uma gestão de qualquer tarefa e, como estas tarefas devem ser realizadas, garantindo que os membros não irão realizar tarefas iguais e, que, estes irão realizar as tarefas de formacorreta.

Os membros envolvidos na coordenação devem líderes e carismáticos. Estes devem estar conscientes que ficarão responsáveis pelos outros membros e, que o sucesso ou insucesso das tarefas é de sua responsabilidade.

A coordenação surge a partir dos compromissos originados das comunicações realizadas entre os membros.

Colaboração - Ajudar pessoas a trabalhar juntas.

■ Comunicação...
tracking img