Work

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – POSEAD-GRADUAÇÃO – POSEAD

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES

Manaus
2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – POSEADDisciplina: Planejamento e Gestão Estratégicos Professor-Tutor: Robison Gonçalves de Castro | |
Nome completo: Monara Joplym Menezes Silva

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE ORGANIZAÇÕESManaus
2012
INTRODUÇÃO

Um dos primordiais fatores de desempenho de uma organização consiste na obtenção de eficiência operacional em relação aos concorrentes que permita oferecer produtos e serviços diferenciados no mercado. Essa competitividade e as mudanças no ambiente externo propiciam as organizações não somente uma necessidade estratégica, mas simuma necessidade de aprendizado em retorno as transformações globais. As mudanças no ambiente empresarial promovem transformações nítidas no ambiente organizacional. Esse cenário tende a proporcionar constantes barreiras e desafios, exigindo agilidade na solução de problemas prementes na busca pela efetividade objetivando superar tais conflitos e a sobrevivência da organização.
Com isso necessitade ferramentas focadas na melhoria contínua, eficiência e eficácia, e aprendizado organizacional visam diferencial competitivo e vantagens estratégicas de posicionamento diante da concorrência no mercado. Tais ferramentas serão abordadas nesse trabalho como: elaboração de cenários; planejamento e gestão estratégicos; escritório de gestão de projetos; utilização de indicadores de desempenhoorganizacional; monitoramento e avaliação de premissas e de resultados.

ATIVIDADE: Escreva um ensaio definindo qual a conexão que existe entre as seguintes ferramentas de gestão de organizações:   - elaboração de cenários; - planejamento e gestão estratégicos; - escritório de gestão de projetos; - utilização de indicadores de desempenho organizacional - monitoramento e avaliação de premissas e deresultados   Fonte: Times New Roman 12, espaçamento simples, extensão de 4 a 6 laudas (excluídas capa e referências), estrutura do trabalho como aprendida em Metodologia.

ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS

Cenários são enredos consistentes que auxiliam na visualização das alternativas de futuro, permitindo uma certa antecipação aos fatos à medida que tenta identificar os principais autores e variáveis,pois, prever o futuro é umas das partes essenciais na definição estratégica de uma organização, uma vez que antecipar a mudança proporciona vantagem competitiva.
O futuro é baseado em várias hipóteses, mais cabe a instituição se planejar observando o que sabe de cada uma delas. O objetivo não é apostar numa hipótese, mas tomar decisões adaptáveis e eficientes em todas as probabilidades. Énecessário que a organização conheça bem seu negócio, a indústria em que está inserido, e saiba quais são os seus fatores chave de sucesso, para que possa saber quais devem ser os cenários a serem traçados.

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICO

É um processo gerencial que permite que se estabeleça um direcionamento a ser seguidos pelas organizações, com o objetivo de se obter uma otimização na relaçãoentre empresa e seu ambiente. Consiste em direcionar e avaliar sob diversos ângulos uma organização, indicando o direcionamento que possa ser acompanhado as ações concretas, utilizando-se a ferramenta denominada de plano estratégico que versa a formulação de estratégias que determinem rumo ou forma de alcançar os objetivos.
Dessa forma, o maior desafio da gestão estratégica está relacionado à suaefetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da prescrição proposta pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse processo exige. Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.

ESCRITÓRIO DE GESTÃO...
tracking img