Wms (warehouse management system)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema WMS (Warehouse Management System)

1 INTRODUÇÃO
1.1 Processo

Durante o século XX, houve uma necessidade de criação de centros de distribuição que pudessem consolidar grandes lotes de diversos produtos de fornecedores e também entregassem pedidos gerados aos clientes, aproveitando assim o efeito da consolidação das cargas para se reduzir o custo unitário do transporte.
Umcentro de distribuição, também conhecido como CD, é uma unidade construída por empresas para armazenar os seus produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes. Existem também os armazéns que comportam mercadorias por curtos períodos, durante o seu translado das fábricas até os atacadistas e/ou varejistas.
O resultadodessas transformações efetuadas ainda no século XX foi o surgimento de armazéns capazes de entregar, economicamente e em tempo hábil, produtos diversos e distintos aos clientes.

1.2 Descrição do Armazém

O Armazém, o almoxarifado ou o depósito é o local designado para estocar materiais, embora em muitos sistemas logísticos o armazém seja compreendido como um terminal de comutação e não comouma instalação de estocagem.
Um armazém é um espaço físico em que se depositam matérias primas, produtos semiacabados ou acabados à espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuição. Age também como regulador do fluxo de mercadorias entre a disponibilidade (oferta) e a necessidade (procura) de fabricantes, comerciantes e consumidores.
Nestas instalações, procede-se àrecepção da mercadoria (seja ela matéria-prima, produtos semi-acabados ou acabados), à sua arrumação, conservação, realização da função picking e expedição.
Para os atacadistas, o armazém transformou-se em uma unidade de suporte ao varejista. Alguns dos tipos mais comuns de armazéns são:
• Armazéns privados: são os operados pelas firmas proprietárias dos produtos, em locais próprios os alugados.
•Armazéns públicos: são usados por empresas que não justificam o custo de manter suas próprias operações ou preferem não ter o compromisso de manter e operar suas próprias instalações.

1.3 Mercado Logístico no Brasil

O montante gasto em atividades de logística no Brasil excede o PIB de vários países como Chile, Bolívia e Portugal. De acordo com um estudo recente conduzido pelo Banco Mundial,somente o transporte é responsável por 10% da economia nacional, superior a US$50 bilhões (1999).
Portanto, não é surpresa que a prestação de serviços logísticos seja um negócio com potencial para crescimento considerável no Brasil.
Nesse contexto, surge a figura do operador logístico, empresas especializadas na prestação de logística para terceiros, oferecendo uma gama de serviços que incluitransporte, armazenagem e gestão operacional de centros de distribuição. Realizam também:
• Manutenção de estoque de segurança. É o estoque mínimo a ser mantido, visando não comprometer possíveis entregas;
• Suporte de variações entre produção e demanda. A empresa irá produzir de acordo com a demanda informada pelo operador logístico;
• Agrupamentos de produtos para a formação de cargas combinadaspara clientes comuns;
• Nivelamento de serviço;
• Velocidade na entrega de produtos;
• Agregação de valores;

• Embalagem, customização, etiquetagem, precificação e outras atividades.
A terceirização logística oferece, em sua maioria, serviços básicos de transportes e armazenagem, porém cresce a necessidade da prestação de serviços de maior valor agregado, exigindo que se amplie o portfóliode serviços para as áreas de desenho de soluções logísticas, gestão de logística integrada e, até mesmo, gestão de estoque compartilhado.
No Brasil, muitas empresas estão revendo seus planos de investimentos após anos de espera dado as otimistas perspectivas futuras de crescimento do mercado interno, diante, principalmente, do apetite voraz das classes C e D por novos produtos e serviços....
tracking img