Wms - endereçamento de mercadorias

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
RESUMO

Este relatório trata da pesquisa no assunto “WMS” que é a um software de endereçamento de mercadorias. O objetivo final é a construção de uma maquete de um armazém, demonstrando e explicando o funcionamento da mesma para o professor e alunos da sala. Este projeto é necessário para sermos aprovados na disciplina de Introdução à Engenharia.

Expressões-chave: Pesquisa, Projeto,Armazém


ABSTRACT

This report deals with research on the subject "WMS" which is a software addressing goods. The ultimate goal is to build a scale model of a warehouse, demonstrating and explaining the operation of it to the teacher and students in the room. This project is required to be approved in an Introduction to Engineering.

Key-words: Research, Design, Warehouse

SUMÁRIOINTRODUÇÃO 5
CRONOGRAMA DO PROJETO 6
1. PESQUISA DO TEMA PARA DESENVOLVIMENTO DA MAQUETE 7
3. MATERIAIS E MÉTODOS 10
4. OBJETIVO DO PROJETO 11
FOTOS DO PROJETO 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15



INTRODUÇÃO

O WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns) surgiu da necessidade de se melhorar as informações e processos
dentro de um armazém ou CD,sendo assim importante para a redução de custos e melhoria na operação.
Isto se tornou possível devido ao surgimento de novas tecnologias de informação tanto em hardware (computadores, dispositivos periféricos de entrada e saída, e meios de armazenagem de dados).
Este projeto foi escolhido porque ser uma das matérias do semestre, que nos permitiu um maior aprofundamento e melhor desenvolvimentodo tema abordado.

CRONOGRAMA DO PROJETO


Figura 1. Cronograma do Projeto
Fonte: Dos Autores

1. PESQUISA DO TEMA PARA DESENVOLVIMENTO DA MAQUETE

Até meados da década de 70 os sistemas informatizados de controle de estoque somente possuíam a capacidade de controlar as transações de entrada e saída em estoque. A partir de então surgiram os primeiros sistemas de controle deendereçamento, que passaram a agregar a preocupação com a localização do material em um “endereço” no armazém ou CD. Esta evolução permitiu que as mercadorias deixassem de ter locais fixos de armazenagem e passassem a ser estocada em diferentes áreas do depósito, já que cada área possuía uma única identificação, devidamente cadastrada e controlada pelo computador. Com isso foi possível aumentar a densidade daarmazenagem nos CDs, pois não mais existia a obrigação de reservar espaços para o estoque máximo de cada item (Sucupira, 2003). Estes primeiros sistemas de gerenciamento eram classificados como WCS (Warehouse Control System ou Sistema de Controle de Armazém). O desenvolvimento tecnológico voltado ao processo de armazenagem se caracterizou através do aprimoramento e customização dos equipamentos demovimentação e estocagem de materiais, capacitação dos recursos humanos envolvidos na armazenagem, e o aprimoramento da tecnologia de informação aplicada aos CDs, tanto em hardware (leitores, coletores, entre outros) quanto em software, como por exemplo, na utilização do WMS. As primeiras versões de WMS surgiram no mercado americano durante meados da década de 70 como 60 soluções para operaçõesde distribuição e estocagem altamente automatizados (Banzato, 1998).
A principal diferença entre o WMS e o WCS é que o segundo não é um gerenciador de armazéns, diferenciando-se assim do primeiro em alguns aspectos (Gasnier, 2000). Para Banzato (1998), nos sistemas WMS o nível de serviço ao cliente é o primeiro foco de melhoria, mantendo uma acuracidade de informações muito alta e minimizando oserros operacionais, evitando-se inclusive atividades de
conferências e controles operacionais manuais. Isto acontece devido à autoverificação que faz parte do sistema WMS. Todas as atividades são executadas em tempo real, confirmadas e controladas pelo WMS, ao invés de serem feitas pelo operador. Este método assegura um melhor nível de serviço; requerido para a implementação dessa solução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Endereçamento
  • endereçamento
  • endereçamento
  • o que é wms
  • endereçamento
  • WMS
  • WMS
  • Endereçamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!