Windows

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Windows: Historia.

1. 1. - Introdução

Microsoft é uma empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Criadores de popular sistema operacional o Microsoft Windows. Antes do surgimento do sistema Windows NT, tudo não passava de uma interface gráfica para Sistema Operacional MS-DOS.
O Windows é um produto de uso comercial, com preços diferenciados para cada tipo de versões. É o sistemaoperacional mais utilizado no mundo em computadores pessoais, mas sofre muito com a pirataria, devido às copias vendida ilegalmente.
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos eminformática.

1. 2. - Significado do nome

O nome Windows em português significa janelas. Os seus gráficos são baseados em padrão WIMP e utiliza um conceito WYSIWYG, antecipadamente criado pela Xerox PARC: possui janelas que mostra a informações e transmitir a respostas dos usuários através do teclado ou de clique do mouse.
O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavraser de uso corrente em inglês ("Windows" é equivalente a "Windows", que significa janela, porém no plural).
1. 3. - Origem e história
A Microsoft iniciou o desenvolvimento do Windows em setembro de 1981. Tecnicamente o Windows passou a ser considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que existia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre algumaversão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft
O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo usuário. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiua utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
1. 4. - Compatibilidade
O primeiro Windows, como o 1.0, 2.0, são compatíveis apenas com partições formatadas em sistema de ficheiros FAT, ou como é chamado, FAT 16. O 3.x poderia ser instalado em FAT 32, porém necessita instalado o MS-DOS 7.10, que era incluído nos disquetes de inicialização doWindows 95 OSR2 e Windows 98, necessitando modificar alguns arquivos para permitir seu funcionamento. Ao mudar do 3.1 para o 95B (Windows 95 OSR 2/OSR 2.1), os HD's poderiam ser formatados em FAT 32. Inicialmente lançado com o Windows NT, a tecnologia NTFS é agora o padrão de fato para esta classe. Com a convergência de ambos os sistemas, o Windows XP passou também a preferir este formato.
1. 5. –Características Técnicas
A principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a C e algumas partes com C++ e Assembly.
Até a versão 3.11, o sistema rodava em 16 bits (apesar de poder instalar um update chamado Win32s para adicionar suporte a programas 32 bits), daí em diante, em 32 bits. As versões a partir do XP e 2003 Server estão preparadaspara a tecnologia 64 bits.

2. A Evolução do Windows
2. 1. Windows 1.01 (1985)
Lançado oficialmente no dia 20 de novembro de 1985. O sistema rodava no padrão 16-bit e, usava menos de 1MB. Ele permite uma rudimentar interface gráfica, rodando em cima do MS-DOS 5.0. Infelizmente, não cheguei a usá-lo (pois não era nascido na época), mas, foi a partir desse simples e, fraco sistema (para nossaépoca) que chegamos a maravilhas.

2. 2. Windows 2.03 (1987)
Lançado dois anos após o 1.01, o novo sistema tirava vantagem dos novos processadores 286/386. Na época, ele já permitia customização de telas, usar várias janelas. Seu tamanho aumentou para 2.5MB. Além do tamanho, os gráficos começavam a evoluir. E, o 2.03 já se mostrava bem mais bonitinho do que 0 1.01. Nesse meio termo, foi...
tracking img