WIMAX

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o WiMAX?

- WiMAX é a abreviatura de Worldwide Interoperability for
Microwave Access.

- É um padrão de rede sem fios metropolitano.

- Foi criado em 2002 pelas empresas Intel eAlvarion.

- É certificado pelo IEEE sob o nome IEEE-802.16.

- Em uma linguagem menos técnica, o WiMAX poderia ser considerado uma evolução do Wi-Fi, que é o atual padrão para acesso sem fio àInternet, o tal do wireless.




Alcance

Enquanto os pontos de acesso em Wi-Fi só geram sinal que alcançam uma média de 100 metros e 11 Mbps máximos, o WiMAX pode chegar a um raio de 50 km evelocidade de 75 Mbps em condições ideais.

A qualidade depende da geografia (montanhas, barreiras, prédios altos), mas tende a ser bem melhor do que o Wi-Fi. A média, contudo, fica entre 10 a 40 km adepender do terreno.



Padrões

O padrão IEEE 802.16 (2004) é desenhado para acesso fixo. Esse padrão pode ser referenciado como “fixed wireless”, ou rede sem fio fixa, porque é usada umaantena montada no local do assinante do serviço. A antena é montada no telhado ou em uma área livre similar a uma antena de televisão por satélite.

O IEEE 802.16-2004 também cobre instalações dentro deprédios (indoor installations).

A solução da Intel para o WiMAX com acesso fixo opera nas frequências de 2.5-GHz, 3.5-GHz e 5.8-GHz. Essa tecnologia é uma alternativa para o cable modem, váriostipos de transmissão xDSL, serviços multiplexados tipo E1 e serviços oferecidos por fibra óptica.

A revisão IEEE 802.16e é uma extensão do 802.16-2004 com o objetivo de adicionar portabilidade ehabilitar os clientes móveis para acesso direto a redes WiMAX.
O 802.16e usa a técnica de multiplexação OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), que é similar ao OFDM (Orthogonal FrequencyDivison Multiplexing).


Transmissão

A transmissão do sinal WiMAX é bem parecida com a de um telefone celular. Uma torre central envia o sinal para várias outras torres espalhadas, as quais...
tracking img