Wimax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Veiga de Almeida
Ciência da Computação
Tópicos Avançados em Redes









WIMAX










Amanda Ferreira Dantas
Felipe Miguel
Paulo Martins Garchet
Thalles Faria





Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2012.



Índice

1. Introdução 3
2. O que é Wi-Fi? 3
3. O que é WiMAX 4
4. Comparando Wi-Fi e WiMAX 5
5. Padrões IEEE 802 6
5.1. IEEE802.11 10
5.2. IEEE 802.16 11
6.1. Backhaul: 17
6.2. Throughput: 18
6.3. Faixas de Frequência 18
6.3.1. Multiplexação FDD e TDD 19
6.3.2. Tecnologia de Transmissão OFDM 21
6.3.3. Tecnologia de Transmissão OFDMA 22
7. Equipamentos WiMAX 27
7.1. Estação assinante 27
7.2. Estação Radiobase WiMAX (Base Station) 29
7.3. Antenas 30
7.4. Filtros de ruído: 32
7.5.Comparação entre as principais tecnologias 32
8. Aplicação da tecnologia no Brasil e no Mundo 34
9. Conclusão e Tendências 39
Referências Bibliográficas 41








1. Introdução


A tecnologia para redes locais sem fio (Wireless LAN ou WLAN) existe há mais de 15 anos. Como principal fator de popularização dessa tecnologia, podemos citar a criação por parte do IEEE dopadrão 802.11. Esse padrão também é chamado de IEEE WirelessLAN ou ainda Wi-Fi (Wireless Fidelity), marca registrada de um grupo de fabricantes que se uniram para criar um selo de garantia de compatibilidade homônimo.


O IEEE vem desenvolvendo um padrão para as redes metropolitanas sem fio (Wireless MAN ou WMAN) conhecido como IEEE 802.16, ou mais popularmente como WiMAX (WorldwideInteroperability for Microwave Access - Interoperabilidade Global para Acesso por Microondas). O fórum WiMAX é uma organização sem fins lucrativos, formada por empresas fabricantes de equipamentos e de componentes, com o objetivo de promover e certificar a compatibilidade e a interoperabilidade de produtos para a banda larga sem fio.

2. O que é Wi-Fi?
 
É uma rede sem fio também chamada dewireless. O Wi-Fi é uma tecnologia baseada no padrão IEEE 802.11 atualmente usada em redes locais sem fio (WLAN). O Wi-Fi suporta operação em bandas não licenciadas (2,4 e 5,8 GHz no Brasil) e taxas de transmissão de até 54 Mbits.


As redes Wi-Fi funcionam através de ondas de rádio que são transmitidas por meio do roteador que recebe os sinais, decodifica e emite a partir de uma antena. Ocomputador ou outro dispositivo que estiver dentro de um determinado raio de ação conhecido como “hotpost” terá acesso a esses sinais.


O raio de ação vai variar de acordo com o roteador e a antena utilizada. A variação é de 100 metros para ambientes internos e 300 metros para ambientes externos.




3. O que é WiMAX
WiMAX é o nome popular dado ao padrão IEEE 802.16 pararedes metropolitanas sem fio, e também é conhecido como IEEE WirelessMAN (WMAN). É uma tecnologia de acesso sem fio (wireless) que oferece acesso a banda larga a grandes distâncias que variam de 6 a 50 km com uma taxa de transmissão de até 74Mbits.
Esse padrão tem como proposta inicial disponibilizar o acesso banda larga sem fio para novas localizações cobrindo distâncias maiores sem anecessidade de investimento em uma infra-estrutura de alto custo - como ocorre com uma rede de acesso banda larga cabeada - e sem as limitações de distância das tecnologias DSL. Entre as promessas associadas ao 802.16 figura a solução para o problema da última milha, através da redução do custo de implantação e do tempo necessário para se conectar residências e escritórios aos troncos das linhas decomunicação.
Possui como vantagens:
• QoS (Quality of Service) incluída;
• Alto desempenho, baseado em padrões e suporte para antenas inteligentes;
• Diminuição dos custos de infra-estrutura de banda larga para conexão com o usuário final;
• Redução de custos de tecnologia, seguindo o exemplo do Wi-Fi;
• Altas taxas de transmissão de dados;
•...
tracking img