Wimax - padrao ieee 802.16x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFACS – Universidade Salvador

WIMAX
Padrão: IEEE 802.16x

Ademir Araújo

Antonio Matos

Eduardo Pereira

Gilmar Moreira

Marcus Vilaronga
Mauricio Bastos


Professor: Sílvio Santana






RESUMO

Este artigo é uma visão geral sobre a evolução do padrão IEEE 802.16 e suas derivações baseado em resultados de pesquisas de organizações e fóruns de discussões que, deuma forma geral, informam as tendências de mercado e o futuro das redes sem fio de banda larga visando prover conexão de milhares de usuários às grandes redes a partir de qualquer ponto do planeta oferecendo segurança e qualidade dos serviços associados a um custo reduzido comparado ás tecnologias existentes. Aborda aspectos gerais como comparações a outros padrões existentes, primeirasexperiências, características, vantagens e o que se espera do WiMax nos próximos anos.



Palavras-Chave: Tecnologia; Wimax; IEEE; NLOS; Wireless


ABSTRACT

This article is a general vision on the evolution of the standard IEEE 802,16 and its derivations based in results of research of organizations and fóruns of quarrels that, of one generality forms, informs the trends of market and thefuture of the nets wireless of broad band aiming at to provide connection with thousand of users to the great nets from any point of the planet offering security and quality of the services associates to a reduced cost compared with existing technologies. It approaches aspects general as comparisons to other existing standards, first experiences, characteristics, advantages and what one expectsof the WiMax in the next years.





Keys-word: Technology; Wimax; IEEE; NLOS; Wireless

Redes de Longa Distância – “WIMAX IEEE 802.16x”

1 INTRODUÇÃO


A chegada do WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) na certificação de equipamentos de rádiofrequência em bandas licenciadas e não licenciadas vai expandir o mercado de banda larga sem fio através da redução decustos e provocará a melhoria da percepção de mercado das corporações e dos provedores de serviços.

A tecnologia WiMax é baseada nas séries do padrão IEEE 802.16. O fórum de WiMax tem contribuído de maneira expressiva no processo de conscientização pública do potencial de BWA (Broadband Wireless Access) e acelerado a adoção. Apesar do WiMax não criar um mercado novo (já que o mercado deBWA já existe de diversas formas), ele habilita a padronização da tecnologia em um volume econômico tal que permita reduzir custos e possibilitará um maior crescimento do mercado. O WiMax irá revolucionar as comunicações de voz e dados no mundo. Seu sucesso é a aposta de várias grandes companhias, por exemplo, a Intel e a Nokia.

2 GRUPOS WIRELESS NO MUNDO

2.1 WPAN – Wireless Personal AreaNetwork

Neste grupo incluem-se tecnologias wireless com transmissão de pequeno alcance em metros. Algumas delas podem chegar a dezenas de metros, mas quase sempre estaremos falando de algo em volta das "pessoas". Uma das tecnologias mais conhecidas neste grupo chama-se Bluetooth e seu padrão é o IEEE 802.15.1. Há também dois irmãos do Bluetooth que prometem fazer sucesso muito em breve.  OZigBee e o outro UWB. O  ZigBee - da ZigBee Alliance - é o padrão IEEE 802.15.4. O outro é conhecido como UWB (Ultrawideband) ainda não completamente homologado pelo IEEE. 

O UWB é o padrão IEEE 802.15.3. O UWB tem proporcionado uma ferrenha disputa entre a Intel e Motorola. A Intel (MBOA) e a Motorola se digladiaram e não chegaram a um consenso sobre o padrão. Agora em JUL.2004 o IEEE vaibuscar um consenso novamente. Tomara que dê certo para o bem mundial pois esta tecnologia é uma tecnologia chave. O ZigBee vai ser muito utilizado em Controle Residencial, Automação de Prédios e Automação Industrial.Segundo "futurólogos", o UWB deve substituir o Bluetooth. 

2.2 WLAN – Wireless Local Area Network

Neste grupo encontramos a famosa família da redes Wireless LAN (WLAN),...
tracking img