Williar Turner

298 palavras 2 páginas
ANALISE DE OBRA DE WILLIAM TURNER: O GRANDE CANAL

ANALISE OBJETIVA:

Alguns barcos em um canal rodeado por construções

ANALISE SUBJETIVA:

A sensação pessoal passada pela obra é de grandiosidade, por isso o nome da obra - ‘’ O GRANDE CANAL ‘’. Não foram encontrados dados que comprovassem algum tipo de simplismo no quadro. O contexto histórico é baseado nas viagens que Turner fez para Veneza, a sua fascinação pela cidade foi o fator que desencadeou varias obras pintadas sobre a cidade.

CONTEUDO FORMAL:

Pintor do periodo do romantismo, da Academia Real de Londres onde era o mais novo ingressor já registrado, pintava o óleo sobre tela, com pinceladas soltas e dispersas.

ESTUDO DOS ELEMENTOS VISUAIS E DE COMPOSIÇÃO:

*EFEITO VISUAL DE PROFUNDIDADE

**POR LINEARIDADE EM PERSPECTIVA: há uma série de linhas de perspectiva que correm diretamente para o centro do quadro em um ponto no horizonte.

**DIMINUIÇÃO DE ELEMENTOS: podemos notar essa técnica nas construções, barcos ou gôndolas, e pessoas ao longo do canal, que ao fluírem para o horizonte, ficam cada vez menores.

**CLARO E ESCURO: essa técnica é bem notória na sombra dos barcos sobre a água e pela sombra de algumas construções sobre as outras.

**EFEITO DE PROFUNDIDADE: o efeito é criado pelo uso da cor modelada.

RITMO

*A linha mestra é a linha do horizonte, algumas e poucas(já que o desenho é todo perspectivado) formas geométricas encontradas são apenas o triângulo que dá a ideia de algo estagnado, calmo, parado, retratando assim um dia cotidiano calmo em Veneza. As cores predominantes são em tons pastel modeladas na tela. Com um disposição de elementos praticamente simétrica a obra está concebida completamente em perspectiva.

OBS: Perspectiva era a técnica mais parecida em Turner pelos arquitetos na época, que recebia varias encomendas neste tipo de técnica na época.

Relacionados