Willians raymond palavras chave(resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Palavras-chave
O livro parte da análise inicial de cinco palavras – indústria, democracia, classe, arte e cultura –, cujas alterações de sentido Williams considera fundamentais para entender o pós-guerra. Em torno desse eixo escreveu sobre 131 termos que são analisados em sua origem, evolução e diferenciações de uso, de acordo com correntes acadêmicas, contexto social e idelogiaspolíticas. De alienação a violência, trata de palavras essenciais ao debate acadêmico e político (igualdade, ecologia, genético, hegemonia, história, teoria, nacionalista, racionalista, pragmático). 
Williams queria mostrar que o conceito como arbitrariedade do signo e autonomia do significante, ao tratar a linguagem como um absoluto, ignoram que o significado é uma arena de conflitos sociais e que ossignos são moldados pelas mudanças nas relações sociais. Quis descobrir quais opções de sentido foram derrotadas e quais venceram, e a serviço de quê; até que ponto a linguagem é veículo das determinações da vida social e o quanto é também um espaço que articula as mudanças sociais e torna possível a ação política. 
A extensa produção de Williams – mais de 20 livros cobrindo assuntos que vão dateoria da cultura à crítica da televisão e propostas concretas para uma modo de produção cultural mais democrático - marca a prática da crítica anglo- americana e, a partir daí, de diferentes países do mundo de tal forma que se cria uma nova disciplina, os estudos culturais. O objetivo dessa disciplina é mudar o que se estuda, como e para que se estuda na área da cultura. Os estudos culturaisexpandem os estudos literários para incluir todas as outras manifestações culturais. Usam como forma de abordá-las uma noção marxista que pressupõe a inter-relação base material e produção cultural. O objetivo é entender o funcionamento da sociedade para modificá-la. Com muitas mudanças e atenuações, os estudos culturais se firmaram em vários países como forma política de fazer crítica cultural.Williams mostra como essas manobras foram usadas no passado e até que ponto termos como libertação, racional, radical, civilização e consumidor podem ser polêmicos, polissêmicos e carregados de ideologia. 
Seu primeiro movimento é desmontar a dicotomia que o pensamento hegemônico instaura entre cultura e sociedade. Coerente com a tradição em que trabalha, Williams mostra o desenvolvimento histórico daseparação entre produção social e produção cultural como uma forma de reação às mudanças radicais trazidas pela revolução industrial: era preciso instaurar um domínio da vida não marcado pela lógica desumana que faz com que tudo que parecia sólido se desmanchasse no ar: a cultura se presta a ocupar essa posição de refugio dos valores humanos em uma situação social que os nega. 
O trabalho dereconstituição histórica do sentido das palavras demonstra que a linguagem é uma arena de conflitos sociais. Para Williams, é preciso aprender quais foram as opções de sentido derrotadas, quais foram impostas e a serviço do quê para entender e disputar o campo dos sentidos da linguagem. 
O pano de fundo é a óbvia constatação de que o significado das palavras é manipulado conforme os interessesdominantes, muito embora isso seja quase imperceptível. A palavra 'capital', por exemplo, evoluiu de um termo técnico utilizado em todos os sistemas econômicos para a ordem economicamente dominadora. Williams não perde detalhes que passam distantes do senso comum: a palavra 'classe', por exemplo, viu seu significado modificar-se quando começou a ser utilizada também no plural. O livro, assim, é umaespécie de glossário ensaístico que os amantes dos dicionários poderão usar como fonte de etimologia histórico-ideológica e, por sua vez, os interessados em crítica cultural com certeza vão se inspirar na inteligência detalhista de Williams. Para esses últimos, recomendo o brilhante verbete 'intelectual', urgente para o Brasil. 
Parte dessa mudança opera através da transformação do significado de...
tracking img