Willian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra

A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numaregião rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

Origem

Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização daposse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente (Relacionada às pessoas que sobrevivem com o mínimo de condições financeiras e os miseráveis), numa região em que a presença do poderpúblico era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.


Causas daGuerra

A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) daregião e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terraspara trabalhar.
Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para oestabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.
O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta.Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parteda empresa norte-americana ou do governo.
No Centro-Oeste Catarinense, aconteceram duas frentes distintas de “entradas” de imigrantes: a primeira, iniciada ainda no final do Século XIX, adentrou...
tracking img