Willian shakespeare

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
William Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos.

De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e quaze quatro séculos após a sua morte, Shakespeare é uma dos dramaturgos mais encenados so mundo.Todas as suas obras, escrita em 20 anos, são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
Shakespeare foi respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e osvitorianos idolatraram-no como um herói.

Antes de Shakespeare, nenhum outro dramaturgo ou poeta havia mostrado a natureza humana em toda a sua complexidade: a paixão de Romeu e Julieta, a sua obra mais conhecida, o ciúme cego de Otelo, a ambição de Macbeth. Shakespeare também deve ser um dos escritores mais citados no mundo. Mesmo quem nunca leu Hamlet certamente conhece a famosa frase: To beor not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

História

Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Foi o terceiro filho do casal John e Mary. Teve uma vida sem maiores problemas financeiros, até os 12 anos, quando o seu pai, que fabricava tintas, bolsas e luvas de couro, faliu. A partir daí, William Shakespeare começou atrabalhar para ajudar no sustento da família. Mesmo assim, não deixou de ler autores clássicos, novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais na sua formação de poeta e dramaturgo.
Em sua juventude, estudou latim e começou a escrever logo após o seu casamento com Anne Hathaway em 1582. Na época, o dramaturgo tinha 18 anos e sua mulher, 26, que estava grávida. O casal teve uma filha, Susanna, edois anos depois, os gêmeos Hamnet e Judith. Por volta de 1988, foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.
Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhoudestaque. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Shakespeare escreveu mais de 38 peças, que podem ser divididas em três partes:
Na primeira, compreendida entre os anos de 1590 e 1602, Shakespeare escreveu comédias alegres, dramas históricos e tragédias no estilo renascentista.
A segunda fase, que vai até 1610, écaracterizada por tragédias grandiosas e comédias amargas, o autor está no seu auge produtivo.
A última parte, que vai até a sua morte, é marcada basicamente pelo lançamento de peças que têm o final conciliatório. Sua primeira peça, "Tito Andrônico", escrita provavelmente em 1590, já revelava alguns dos elementos shakespearianos: O texto era uma tragédia repleta de assassinatos e violações.

Seusescritos são famosos até os dias de hoje, e suas atuações trouxeram-lhe riqueza (ele era sócio da companhia de teatro). Shakespeare não publicava suas peças, já que a dramaturgia não era bem paga. Na época, não havia direitos autorais. Shakespeare pretendia que suas peças fossem representadas em vez de publicadas.
No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu suaúltima peça, A Tempestade, terminada somente em 1613.  Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, no mesmo mês e dia tradicionalmente atribuídos como sendo de seu nascimento, de causa ainda não identificada  pelos historiadores.

Hamlet

Resumo de umas das peças mais conhecidas de Shakespeare: Hamlet

Há alguns séculos atrás, sobre as ameias do castelo de...
tracking img