Willian Lê Baron Jenny

772 palavras 4 páginas
William Le Baron Jenney nasceu dia 25 de Setembro de 1832 em Fairhaven Massachusetts e faleceu em 15 de Junho de 1907 em Los Angeles, Califórnia. Começou a estudar na Phillips Academy em Andover no ano de 1846; e na escola Scientific Lawrence em Hardvard no ano de 1853. Foi transferido para a escola Ecole Centrale des Arts et Manufactures em Paris para estudar Engenharia e Arquitetura. Formou-se em 1856. Em 1861 retornou aos Estados Unidos para juntar-se ao exército da União, como engenheiro na Guerra Civil. Após a guerra, em 1867, mudou-se para Chicago e começou o seu próprio escritório de Arquitetura.
Após um triste incêndio em 1871 que tomou Chicago, surgiu um novo estilo arquitetônico para reconstruir a cidade denominado “Escola de Chicago”, em que um conjunto de arquitetos e engenheiros propunham soluções para levantar uma nova Metrópole mediante a construção de edifícios de grande altura. Assim, sua maior fama veio de seus grandes edifícios comerciais: o Home Insurance Building, seu primeiro projeto, foi o primeiro arranha-céu do mundo.
Foi construído entre 1884 e 1885. Media 55 metros e possuía dez andares. Era a primeira vez que um edifício de grande altura tinha suas lajes internas e paredes externas suportadas por uma forte estrutura metálica. Diferente da construção tradicional para a época, na qual as paredes externas eram autoportantes e, devido a isso, muito espessas. O arranha-céu foi formado por um esqueleto composto principalmente por colunas de aço, as quais permitiam grandes alturas e recebiam as cargas dos pisos. Desta forma a parede exterior se caracterizava como um elemento não estrutural, mas sim de vedação.
Em sentido de inovações, o edifício fez o uso de uma série de novas tecnologias e materiais disponíveis. Entre eles: elevadores, estrutura a prova de fogo (o que tornou a estrutura segura) e a eletricidade que atendeu às necessidades dos escritórios que ali se instalariam.
Assim o final do século XIX ficou marcado por todo o

Relacionados

  • A ESCOLA DE CHICAGO E A VANGUARDA AMERICANA
    770 palavras | 4 páginas
  • Edital
    151059 palavras | 605 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • Junior
    249707 palavras | 999 páginas