Willian james

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria das emoções:

Teoria publica em 1884, em um artigo e posteriormente no livro “The principles“ contradizia o pensamento do senso comum e de alguns psicólogos da época, no que diz respeitoà natureza dos estados emocionais. Para os psicólogos a emoção ocorria antes da reação do corpo, um exemplo é avistar um animal selvagem, sentir medo e fugir. James afirmou que a reação física ocorreantes do surgimento da emoção, principalmente os grosseiros como: medo, ira, dor e compaixão. Assim sendo, quando vemos um animal corremos, e então vivenciamos a emoção do medo. “Nosso sentimento emrelação às reações [físicas] que ocorrem é a emoção” (James, 1890, v.2, p.449). Para chegar a essa conclusão, James analisou, mediante a observação introspectiva, que quando não ocorrem alteraçõesfísicas [aceleração no batimento, respiração ofegante e tensão muscular] não há emoção.
Uma descoberta simultânea ocorreu em 1885 pelo dinamarquês Carl Lange, a semelhança levou a denominação“Teoria das emoções James- Lange”.

O Eu de três partes

Para James, o sentido do eu era formado em três componentes ou aspectos diferentes sendo eles;

Eu Material: Enquadra nesse grupo tudo quepodemos chamar de pessoal, como por exemplo, o nosso corpo, família, lar, estilo de se vestir.

Eu Social: É o reconhecimento que obtemos por meio de outras pessoas, ou seja, qualquer e todos ospapéis que nós voluntariamente ou involuntariamente aceitamos. James tornou notável que temos muitos “Eus” sociais, por que apresentamos diferentes lados de nos mesmos a diferentes pessoas.

EuEspiritual: Se refere a morada do interesse, ao nosso interior ou subjetivo, o componente ativo de toda a consciência.
Segundo James a escolha da roupa e o modo de vestir influenciam e refletem, nos três“Eus”. Alem disso o modo de sermos vistos, reconhecidos ou até mesmo julgados podia ser influenciados pelo modo que nos vestimos.

O Hábito

São ações ou pensamentos aparentemente como...
tracking img