Willian godwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
William Godwin (Cambridgeshire, 3 de março de 1756 — 7 de abril de 1836) foi um jornalista inglês, filósofo político e novelista. Ele é considerado um dos primeiros expoentes do utilitarismo, e um dos primeiros proponentes modernos do anarquismo. Godwin é mais conhecido por dois livros que ele publicou no intervalo de um ano: Inquérito acerca da justiça política, um ataque às instituiçõespolíticas, e As coisas como elas são ou As Aventuras de Caleb Williams, que ataca os privilégios da aristocracia, mas também é virtualmente o primeiro romance de mistério. Baseado no sucesso de ambos, Godwin tornou-se uma figura proeminente entre os círculos radicais de Londres na década de 1790. Na reação conservadora subsequente ao radicalismo britânico, Godwin foi atacado, em parte por causa de seucasamento com a escritora feminista pioneira Mary Wollstonecraft em 1797 e sua cândida biografia sobre ela após sua morte; sua filha Mary Godwin (conhecida posteriormente como Mary Shelley) seria autora de Frankenstein e se casaria com o poeta Percy Bysshe Shelley. Godwin foi autor de uma extensa obra, do romance ao texto histórico e demográfico. Com sua segunda esposa, Mary Jane Clairmont, eleescreveu o livro infantil Primer, baseado na história clássica e bíblica, que publicou junto com o escrito Tales from Shakespeare de Charles e Mary Lamb's. Utilizando o pseudônimo de Edward Baldwin, ele escreveu uma grande variedade de livros para crianças, incluindo uma versão de Jack e o Feijão Falante.[2] Ele também teve uma considerável influência na literatura britânica e na cultura literáriaeuropéia.
Obras
* Inquérito acerca da justiça política, (1793)
* As coisas como elas são ou as aventuras de Caleb Williams (1794)
* The Enquirer (1797)
* Memoirs of the Author of A Vindication of the Rights of Woman (1798)
* St. Leon (1799)
* Fleetwood (1805)
* Mandeville (1817)
* Letters of Advice to a Young American, (1818)
* History of the Commonwealth(1824-28)
* Cloudesley: A Tale (1830)
* Thoughts on Man, his Nature, Productions, and Discoveries, Interspersed with some particulars respecting the author (1831)
* Lives of the Necromancers (1834)

Nascimento 3 de Março de 1756
Cambridgeshire (Inglaterra) Morte 7 de abril de 1836 (80 anos)
Londres (Inglaterra) Ocupação jornalista, novelista e filósofo político.

InfluênciasEdmund Burke, Joseph Fawcet, Robert Sandeman, Rousseau

Influenciados
Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Déjacque, Édouard Depreux, Georges Sorel, Benjamin Tucker, Leo Tolstoy, Emma Goldman
Escola/tradição Anarquismo, Utilitarismo Principais interesses propriedade, liberdade, autoridade, justiça social, pobreza, sociedade.
Teoria em relação ao socialismo
William Godwin pode ser considerado umanarco-individualista[25] e um anarquista filosófico que foi influenciado pelas ideias iluministas[26] e desenvolveu o que muitos consideram ser a primeira expressão do pensamento anarquista moderno.[4] Segundo Piotr Kropotkin, Godwin foi "o primeiro a formular os conceitos políticos e econômicos do anarquismo, mesmo não adotando tal denominação em sua obra."[27][28] Godwin se opôs ao governo, poiseste infringe o direito do indivíduo de "julgamento privado" para determinar que ações podem maximizar a utilidade, e também faz uma crítica de toda a autoridade sobre o julgamento do indivíduo. Neste aspecto a filosofia de Godwin, com exceção do utilitarismo, foi desenvolvida da forma mais extrema posteriormente por Stirner.[29]
O individualismo de Godwin foi radical de tal forma que ele mesmo eracontra indivíduos que realizam juntos uma orquestra, escrevendo em Political Justice que "tudo o que se entende por cooperação é, em certo sentido, um mal."[30] A única exceção aparente à oposição a cooperação é a associação espontânea, que pode surgir quando uma sociedade é ameaçada pela força violenta. Godwin se opõe à ideia de governo, mas escreveu que o Estado mínimo no presente é um "mal...
tracking img