William Shakespeare

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015
William Shakespeare, Vida e Obra

.. Poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 3154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas.Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

Highlights:
Época Renascimento
Nascimento
23 de abril de 1564
Stratford-Avon, Inglaterra
Morte
23 de abril de 1616 (51 anos)
Stratford-Avon, Inglaterra
Ocupação
Dramaturgo e poeta
Principais trabalhos
Romeu e Julieta, Rei Lear, Macbeth, O Mercador de Veneza, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada, Otelo, o Mouro de Veneza, etc.
Gênero literário

Magnum opus

Assinatura

Tragédia, drama, comédia, poesia, romance

Hamlet




Na dramaturgia que ganhou destaque. No ano de1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância.
O Teatro Elisabetano corresponde ao tetroproduzido durante o reinado de Elisabeth I da Inglaterra, de 1558 a 1603, tendo como seu grande expoente William Shakespeare. A influência renascentista vinda do continente trouxe as referências da cultura grega, do humanismo e do cientificismo e a autonomia da Inglaterra perante o continente e a Igreja foram definitivas para o nascimento desse movimento teatral tão importante para a culturaocidental.
No entanto, a influência e o fascínio vindos da Itália não criaram uma cena caracterizada pela reprodução desse modelo, muito pelo contrário. A capacidade de síntese dessas influências - junto à percepção de que o público inglês se interessaria mais pelos assuntos próprios de sua história – fizeram do teatro elisabetano um estilo original de fazer dramaturgia.
Outra característica que afasta aprodução inglesa da do resto do continente europeu é o alcance social das peças: enquanto na Itália o teatro estava reservado à elite, na Inglaterra príncipes, nobres, artesãos e camponeses assistiam e deleitavam-se com as montagens, embora cada um ocupasse seu lugar específico dentro do teatro. Essa fusão de públicos levou também a uma fusão de estilos. Nesse período surgem as misturas muitoparticulares entre a tragédia, a comédia e o novelesco.
Inspirados nos circos da época, os teatros elisabetanos inicialmente eram improvisados ao ar livre. Com o aumento da popularidade, foram surgindo os primeiros teatros, que eram construções simples, geralmente circulares ou hexagonais.
Disposta próxima ao palco, a plateia era cúmplice da ação dramática: os atores e o texto se comunicavam nasentrelinhas com o espectador, tornando o Teatro Elisabetano uma espécie de metateatro em sua forma. A ausência de grandes cenários ornamentados também facilitava a relação de intimidade entre personagens e público. Mulheres eram proibidas de atuar, então todos os papeis femininos eram feitos por atores homens.
Maior nome do Teatro Elisabetano, William Shakespeare (1564 – 1616) ainda é considerado pormuitos o maior autor dramático da literatura universal. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.
Principais obras:
Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independentemente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • William shakespeare
  • William shakespeare
  • William shakespeare
  • William shakespeare
  • William Shakespeare
  • William Shakespeare
  • William shakespeare
  • William Shakespeare

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!