Willi hennig

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Vida de Willi Hennig
Nascido em 20 de Abril de 1913, na vila de Dürrhennersdorf, Alemanha, na qual iniciou sua vida escolar, passando também por Taubenheim, Oppach e em 1927 no internato de Realgymnasium em Klotzche. Neste Hennig alojou-se com M. Rost, seu professor, que tinha interesse por insetos e apresentou Hennig a Wilhelm Meise, que era cientista no Museu Zoológico de Dresden, iniciandoseus primeiros contatos com a sistemática.
Em 1931, ainda na escola compôs um ensaio titulado “O estado da Sistemática na Zoologia”, publicado postumamente em 1978. Nele, Willi Hennig mostra seus precoces interesses e pontos de vista a respeito do tratamento que deveria ser dado aos problemas sistemáticos. Nesta época Willi Hennig também trabalhava como voluntário no museu e, em colaboração comMeise, investigava a sistemática e biogeografia das cobras “voadoras” do gênero Dendrophis, que veio a se tornar seu primeiro trabalho publicado.
No ano de 1932 se formou e passou a se dedicar ainda mais ao estudo da História Natural, estudando Zoologia, Botânica e Geologia na Universidade de Leipzig, e continuou a a freqüentar o Museu em Dresden. Lá ele conheceu o curador da coleção entomológica,especialista em dípteros, Fritz Isidor van Emden e passou a encontrá-lo regularmente até que van Emden foi expulso do país.
Hennig logo fez grande amizade com Klaus Günther, o sucessor de Emden. E em 1936 Hennig pôde concluir seus estudos com uma dissertação intitulada “Contrubuições para o conhecimento da Diptera Kopulationsapparates cyclorrhaphen” entre outros trabalhos como a publicação deoito artigos científicos, uma revisão de Tylidae (atualmente Micropezidae) e artigos com lagartos do gênero Draco (Agamidae).
Trabalhou como voluntário no Museu Nacional do Zoologia em Dresden e em 1937 obteve uma bolça de estudos da Fundação Alemã de Pesquisas (DFG) para trabalhar no Instituto Entomológico Alemão de Kaiser-Wilhelm-Gesellschaft em Berlin-Dahlem.
Em 1938 foi convocado para treinarna infantaria chegando a combater na Segunda Gerra Mundial. Batalhou na Polônia, França, Dinamarca e Rússia onde foi ferido por estilhaços de granada em 1942 e passou vários meses se recuperando em hospitais militares.
Recebeu o cargo de entomólogo no Instituto de Medicina Tropical e Higiene em Berlim e pouco antes do fim da Guerra foi enviado a Itália para combater a malária e outras doençasepidêmicas. Em 1945 foi capturado pelos britânicos enquanto estava com o corpo de treinamento contra malária no Golfo de Briest e foi liberado meses depois. Embora prisioneiro, Hennig não foi mandado para campos de concentração, mas foi encaminhado ao serviço anti-malária das tropas britânicas até sua soltura.
Pela sua participação ativa na guerra como soldado e cientista, mais tarde Hennig foiacusado de ter sido membro do Partido Nacional Socialista (NSDAP), especialmente pelo biólogo, pai da panbiogeografia, Leon Croizat. Porém, não existem evidências concretas que sustentem a acusação. Willi Hennig nunca foi membro do NSDAP e não apoiou seus ideiais em qualquer ocasião pública.
Durante seu tempo como prisioneiro de guerra, Hennig esboçou sua mais importante contribuição à Sistemática,que permaneceu inédita até 1950: “Fundamentos de uma Teoria da Sistemática Filogenética”. Durante a guerra, ele também publicou cerca de 25 artigos científicos.
De 1945 a 1947 substituiu seu supervisor de tese Paul Buchner como assistente do Professor Friedrich Hempelmann na Universidade de Leipzig, dando conferências em biologia geral, zoologia, especialmente entomologia. Depois retornou aoInstituto alemão de Entomologia em Berlim. Em 1949 dirigiu a seção de entomologia sistemática e era o segundo diretor do instituto. No ano de 1950, se tornou autoridade em zoologia na Universidade de Bradenburg em Potsdam, neste ano tambem ofereceram-lhe uma cadeira com responsabilidades de ensino que ele cumpriu lecionando em zoologia de invertebrados, zoologia sistemática e práticas em taxonomia....
tracking img