Wilhelm maximilian wundt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Wilhelm Maximilian Wundt (Neckarau, 16 de agosto de 1832 — Großbothen, 31 de agosto de 1920) foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental junto com Ernst Heinrich Weber (1795-1878) e Gustav Theodor Fechner (1801-1889).
Entre as contribuições que o fazem merecedor desse reconhecimento histórico estão criação do primeiro laboratóriode psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha em 1879 e a publicação de Principles of Physiological Psychology / Princípios de Psicologia Fisiológica em 1873 onde afirmava textualmente que seu propósito, com o livro, de demarcar um novo domínio da ciência.
[editar] Vida & Obra
No sistema de ensino alemão os Privatdozent podem oferecercursos particulares, Wundt o fez e porém sem obter sucesso segundo consta no seu primeiro curso de fisiologia matricularam-se apena 4 alunos. Contudo com a progressão de seus estudos e publicações (um universo de 53.735 páginas) recebeu várias propostas de universidades e criou o laboratório que, vinte e quatro anos depois, deu origem instituto de psicologia em 1903 (Psychologische Studien) econcomitante reconhecimento da psicologia como ciência.
Ainda em Heidelberg, trabalhou como assistente de Hermann von Helmholtz (1821-1894) entre 1858 e 1864. Helmholtz, praticamente iniciou os estudos do tempo de reação e conseguiu estabelecer a velocidade do impulso nervoso através desse método em torno de 90 pés por segundo (95 km por hora). Possui também grandes contribuições ao estudo da fisiologiada visão e audição, entre as quais o invento do oftalmoscópio e contribuições a teoria da cor.
Wundt discordava da teoria das cores, hoje conhecida como de Young-Helmholtz que explicava a visão das cores apoiando-se no esquema tricromático, propôs um número ilimitado baseado nas teorias da variação contínua da qualidade cromática com o comprimento de onda. (Pieron, 1969) Entre seus estudos dapercepção visual inclui-se as ilusões de óptica.
[pic]
[pic]
ilusão de Wundt
Ainda na faculdade pesquisou sobre os nervos cranianos e respiração com o método da ablação em cães auxiliando a identificar as funções do ramo torácico do nervo vago (X par craniano).
Entre suas contribuições à fisiologia está o reconhecimento é método do tempo de reação e o equacionamento do problema da subjetividadedesta na espécie humana. Dando continuidade aos estudos de psicofísica de sua época propôs uma modificação na relação, simultaneamente proposta por Exner (1868), entre os tempos de reação e a intensidade do estímulo estabelecendo o que hoje é conhecido como lei de Wundt com o seguinte enunciado: O tempo de reação cresce em sentido inverso ao da intensidade estimuladora e tanto mais rapidamentequanto mais se aproxima do limiar. (1880)
Os seus críticos o classificam como elementista e atualmente os cognitivistas têm se identificado com suas proposições. Também pode ser classificado como um empirista, em oposição ao nativismo. Acreditava que a vida mental era fruto da experiência e não de idéias inatas e que os fenómenos mentais do presente se baseavam em experiências passadas,antecipando, de certa forma, o construtivismo.
O seu laboratório foi palco de muitas experiências. Os estudos das sensações e da percepção, onde foram medidas e classificadas as sensações no seu aspecto visual, tátil, olfativo e cinestésico. Foram pesquisados os sentimentos, a vontade e a emoção, registrando-se as variações físicas, tais como, da alteração da respiração e da pulsação, dentre outros.
[pic][pic]
Wilhelm Wundt com pesquisadores no laboratório da universidade.
Entre os celebres freqüentadores do seu laboratório experimental podemos destacar Kraepelin criador do conceito de Demência Precoce, hoje Esquizofrenia); Oswald Külpe; o psicometrita James McKeen Cattell; Granvillle Stanley Hall e Edward Titchener fundadores da Associação Americana de Psicologia Charles Spearman que...
tracking img