Wi-fi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
WI-FI
ANTES DO WI-FI SO ERA POSSIVEL INTERCONECTAR COMPUTADORES ATRAVES DE CABOS, PADRAO IEEE 802.3 OU ETHERNET. EMBORA ESSE TIPO DE CONEXAO SEJA BASTANTE POPULAR , CONTA COM ALGUMAS LIMITAÇOES, POR EXEMPLO: SO E POSSIVEL MOVIMENTAR O COMPUTADOR ATE O LIMITE DO CABO, EM AMBIENTES COM MUITOS COMPUTADOS PODEM EXIGIR ADAPTAÇOES NA ESTRUTURA DE PREDIOS E CASAS PARA A PASSAGEM DOS FIOS, FUROS EMPAREDES E A MANIPULAÇAO INCORRETA E CONSTANTE PODE FAZER COM QUE O CONECTOR DO CABO DANIFIQUE.
A TECNOLOGIA WI-FI VEIO PARA EVITAR ESSES TIPOS DE PROBLEMAS E FACILITAR A VIDA, COM ESSA NOVA TECNOLOGIA SURGIU UM LEQUE DE OPÇOES E A MEDIDA EM QUE FOI SE POPULARIZANDO DEIXOU O AMBIENTE DE ESCRITORIOS E CASAS E INVADIU AS LANCHONETES. BIBLIOTECAS, AEROPORTOS, SHOPPINGS, LIVRARIAS ENTRE OUTROS.
O WI-FIDIFERENTE DO ETHERNET UTILIZA A RADIO FREQUENCIA PARA TRANSMITIR DADOS, E NADA MAIS É DO QUE UM CONJUNTO DE ESPECIFICAÇOES PARA REDES LOCAIS SEM FIO, BASEADA NO PADRAO IEEE 802.11.
COM A TECNOLOGIA WI-FI, É POSSIVEL IMPLEMENTAR REDES QUE CONECTAM COMPUTADORES E OUTROS DISPOSITIVOS COMPATIVEIS ( SMARTPHONES, TABLETS, NOTEBOOKS ENTRE OUTROS), QUE ESTEJAM PROXIMOS GEOGRAFICAMENTE. A FACILIDADE DEMOBILIDADE QUE A TECNOLOGIA TRAS AO USUARIO SÃO MUITAS, ENTRE ELAS UTILIZAR A REDE EM QUALQUER PONTO DENTRO DA COBERTURA DA REDE, INSERÇAO RAPIDA DE COMPUTADORES E OUTROS DISPOSITIVOS NA REDE, EVITA O GASTO COM A PARTE DE CABEAMENTO E ESTRUTURAÇAO NAS PAREDES PARA A PASSAGEM DOS CABOS DENTRE OUTROS, GERANDO ASSIM ECONOMIA.
O FUNCIONAMENTO DAS REDES WI-FI SE DA PELA UTILIZAÇAO DA RADIO FREQUENCIAPARA TRANSMISSAO DE DADOS, QUE SE PROPAGAM PELO AR E PODEM COBRIR AREAS COM CENTENAS DE METROS. COMO EXISTEM INUMEROS SERVIÇOS QUE PODEM UTILIZAR SINAIS DE RADIO, É NECESSÁRIO QUE CADA UM OPERE DE ACORDO COM AS EXIGENCIAS ESTABELECIDAS PELO GOVERNO DE CADA PAIS. ESSA É UMA MANEIRA DE EVITAR PROBLEMAS E ESPECIALMENTE INTERFERÊNCIAS. AS FAIXAS ISM(INDUSTRIAL, SCIENTIFIC AND MEDICAL), QUE PODEMOPERAR, ENTRE OUTROS, COM OS SEGUINTES INTERVALOS : 902MHZ – 928MHZ; 2.4GHZ – 2.485GHZ E 5,15GHZ – 5,825GHZ( DEPENDENDO DO PAIS ESSES LIMITES PODEM SOFRER VARIAÇOES), UTILIZAREMOS AQUI AS FREQUÊNCIAS DE 2,4 GHZ, SENDO QUE AS FAIXAS ISM PODEM SER USADOS SEM A NECESSIDADES DE APROVAÇAO DIRETA DE ENTIDADES APROPRIADAS DE CADA GOVERNO, NO BRASIL PRECISA-SE DA LICENÇA DA ANATEL( AGENCIA NACIONAL DETELECOMUNICAÇOES), PARA SE UTILIZAR O WI-FI.
PARA QUE A REDE SEJA ESTABELECIDA É PRECISO QUE OS DISPOSITIVOS TAMBEM CONHECIDOS COMO ESTAÇOES, COMO NOTEBOOKS, SMARTPHONES, TABLETS, ETC, SE CONECTEM A APARELHOS QUE FORNECEM O ACESSO, TAMBEM CONHECIDOS COMO PONTO DE ACESSO OU HOT SPOTS, FORMANDO O QUE É DENOMINADO BASIC SERVICE SET(BSS). POR QUESTOES DE SEGURANÇA E PELA POSSIBILIDADE DE HAVER MAIS DE UMBSS EM UM DETERMINADO LOCAL, É IMPORTANTE QUE CADA UM RECEBA UMA IDENTIFICAÇAO DENOMINADA SERVICE SET INDENTIFIER(SSID), OU NOME DADO A CADA REDE SEM FIO.
O PADRAO WI-FI 802.11B MUITO UTILIZADO, TEM A POSSIBILIDADE DE ESTABELECER CONEXOES NAS VELOCIDADES DE TRANSMISSAO DE 1Mbps, 2Mbps, 5.5Mbps e 11Mbps, OPERA NA FREQUENCIA DENTRO DO INTERVALO DE (2,4GHZ A 2,485GHZ), UTILIZA A TECNICA DETRANSMISSAO CHAMADA DE DSSS(DIRECT SEQUENCE SPREAD SPECTRUM), ELA PERMITE TRANSMISSAO UTILIZANDO VARIOS CANAIS DENTRO DE UMA FREQUENCIA, CRIANDO VARIOS SEGMENTOS DAS INFORMAÇOES TRANSMITIDAS E ENVIA SIMULTANEAMENTE AOS CANAIS.
A ABRANGENCIA DA AREA DE COBERTURA DO PADRAO EM AMBIENTE LIVRE PODE CHEGAR ATE 400 METROS E EM AMBIENTES FECHADOS A 50 METROS, A VELOCIDADE PODE AUMENTAR OU DIMINUIR A MEDIDA QUE SEAPROXIMA OU SE AFASTA DO PONTO DE ACESSO.
JÁ O PADRAO 802.11G SUCESSOR DO 802.11B PODE ATINGIR VELOCIDADES DE ATE 54Mbps, A AREA DE COBERTURA É A MESMA DO 802.11B, SO QUE UTILIZA OUTRA TECNICA DE TRANSMISSAO CHAMADA DE OFDM( ORTHOGONAL FREQUENCY DIVISION MULTIPLEX), NA QUAL A INFORMAÇAO A SER TRANSMITIDA E DIVIDIDA EM VARIOS PEQUENOS CONJUNTOS DE DADOS QUE SÃO TRANSMITIDOS SIMULTANEAMENTE EM...
tracking img