WI Fi blluetooth e 3G

2219 palavras 9 páginas
O padrão IEEE 802.11 (ISO/CEI 8802-11) é um padrão internacional que descreve as características de uma LAN sem fio (WLAN). O nome de Wi-Fi (abreviação de Wireless Fidelity, fidelidade sem fio) é, originalmente, o nome dado à certificação emitida pela WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance), órgão responsável por manter a interoperabilidade entre os equipamentos que respondem ao padrão 802.11. Por abuso de linguagem (e por razões de marketing) o nome do padrão se confunde hoje com o nome da certificação. Assim, uma rede WiFi é, na realidade, uma rede que responde ao padrão 802.11.
Graças ao WiFi, é possível criar redes locais sem fio com banda larga. Na prática, o WiFi permite conectar computadores portáteis, máquinas de escritório, assistentes pessoais (PDA) ou até periféricos para uma conexão de banda larga (300 Mbit/s) em um raio de várias dezenas de metros no interior (geralmente entre vinte e cinquenta metros). Em um ambiente aberto o alcance pode atingir centenas de metros, ou em condições ideais, até dezenas de quilômetros. Assim, os provedores de acesso internet estão começando a irrigar áreas com alta concentração de usuários (estações ferroviárias, aeroportos, hotéis, trens, etc.) com redes sem fio conectadas à Internet. Estas áreas de acesso são chamadas de "hot spots". Os iBooks da Apple eram, em 1999, um dos primeiros computadores a oferecer um equipamento WiFi integrado (chamado de Aeroporto), logo seguido pelo resto da gama. A partir de 2003, também vimos aparecer modelos de PC construídos em torno da tecnologia Intel Centrino, que lhes permitem uma integração similar. Os outros modelos ainda não foram equipados com uma placa de expansão adequada.
Estrutura
O padrão 802.11 define as camadas inferiores do modelo OSI para uma conexão sem fio utilizando ondas eletromagnéticas, ou seja: A camada física (também chamada de camada PHY), propondo três tipos de codificação de informação; A camada de ligação de dados, constituída de duas

Relacionados

  • Tabela global mobility
    587 palavras | 3 páginas