Whatssssss

790 palavras 4 páginas
Aterramento
Professores: Dadau / Etelvira

Conceitos

O que é um aterramento elétrico ?
O termo aterramento se refere à terra propriamente dita ou a uma grande massa que se utiliza em seu lugar. Quando falamos que algo está "aterrado”, queremos dizer que, pelo menos, um de seus elementos está propositalmente ligado à terra.
Em geral, os sistemas elétricos não precisam estar ligados à terra para funcionarem e, de fato, nem todos os sistemas elétricos são aterrados. Mas, nos sistemas elétricos, quando designamos as tensões, geralmente, elas são referidas à terra .
Dessa forma, a terra representa um ponto de referência (ou um ponto de potencial zero) ao qual todas as outras tensões são referidas. De fato, como um equipamento computadorizado se comunica com outros equipamentos, uma tensão de referência
"zero" é crítica para a sua operação apropriada.

Conceitos

O que é um aterramento elétrico ?
A terra , portanto , é uma boa escolha como ponto de referência zero , uma vez que ela nos circunda em todos os lugares .
Quando alguém está de pé em contato com a terra , seu corpo está aproximadamente no potencial da terra . Se a estrutura metálica de uma edificação está aterrada , então todos os seus componentes metálicos estão aproximadamente no potencial de terra .

Conceitos

Os objetivos do aterramento do sistema
Aterrar o sistema, ou seja, ligar intencionalmente um condutor fase ou, o que é mais comum, o neutro à terra, tem por objetivo controlar a tensão em relação à terra dentro de limites previsíveis. Esse aterramento também fornece um caminho para a circulação de corrente que irá permitir a detecção de uma ligação indesejada entre os condutores vivos e a terra.
Isso provocará a operação de dispositivos automáticos que removerão a tensão nesses condutores .
O controle dessas tensões em relação à terra limita o esforço de tensão na isolação dos condutores, diminui as interferências eletromagnéticas e permite a

Relacionados