wetwetwtw

1048 palavras 5 páginas
Questão 29- Em 2001, o Ministério do Trabalho descobriu que um de seus programas sociais mais relevantes, o seguro-desemprego, benefício concedido por até cinco meses a trabalhadores demitidos sem justa causa, tinha um ralo graúdo. Em três anos, foram desviados pelo menos 220 milhões de reais do programa. Quanto a esse acontecimento, podemos afirmar que:

(A) em países como o Brasil o desvio de verbas e a corrupção, apesar de ilegais, devem ser aceitos, pois fazem parte da estrutura do Estado.
(B) em países como o Brasil, transformar bens públicos em bens particulares é tão comum que já existe lei aprovando esse tipo de situação.
(C) o seguro-desemprego é um serviço social oferecido pelo Estado brasileiro e, portanto, é um bem público. Os bens públicos devem se tornar bens particulares, basta saber como fazê-lo.
(D) o seguro-desemprego é um serviço social oferecido pelo Estado brasileiro e, portanto, é um bem público. O desvio de verbas públicas é roubo contra os trabalhadores.

Questão 30
Em uma sociedade capitalista, dividida em classes sociais, a mobilidade social vertical ascendente não se dá de maneira igual para todos os indivíduos. A ascensão social depende muito da origem de classe de cada indivíduo.Essa afirmação

(A) está incorreta, porque qualquer indivíduo pode ascender socialmente, bastando para isso descobrir e aceitar os caminhos que, mesmo ilegais, sejam prática comum no seu meio profissional.
(B) está correta, porque os indivíduos da classe trabalhadora (proletariado, assalariados) não possuem os meios de produção (terras, indústrias, etc.). Vivendo de seus salários, terão dificuldades em ascender socialmente.
(C) está correta, porque os indivíduos da classe trabalhadora (proletariado, assalariados) não podem ascender socialmente se não houver uma autorização expressa do Estado e da burguesia para isso.
(D) está incorreta, porque todo e qualquer indivíduo, necessariamente, consegue ascender socialmente, pois sua origem de classe em

Relacionados