Wesley

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA – SESST
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO – FIS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

WESLEY HELIO NUNES LEAL

TRABALHO
DE
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

SERRA TALHADA,
2011
ATIVIDADE 1:

a) É o processo de aprendizagem de certas regras ou códigos para o indivíduo tornar membro da sociedade.

b) São os conjuntos decrenças, valores e atribuição

c) São a “Socialização Primária” e a Socialização Secundária

d) A socialização primária ocorre no interior da família, através dos vínculos de afetividade e respeito.
Na socialização secundária os significados se ampliam: podem ser outros indivíduos, grupos, organizações, instituições.

ATIVIDADE 2:

a) É fato social toda a maneira de fazer, fixada ounão, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.

b) Característica Coercitividade: São fatos que exercem forças sobre os indivíduos,
fazendo com que eles obedeçam as regras sociais, para que nãoseja punido.
Característica Generalidade: São fatos que desenvolvem regras validas para todos os indivíduos de uma sociedade.
Característica Exterioridade: São fatos independentes da vontade dos indivíduos, são regras sociais dotadas de existência exterior aos indivíduos.

c) Sanções Legais: Sanções prescritas sob a forma de leis onde são definidas as infrações e as punições previstas.Exemplo: Furto e prisão.

Sanções Espontâneas: Sanções ocorridas no interior dos grupos sociais decorridas de condutas não adequadas aos valores estabelecidos.
Exemplo: Más maneiras; etiqueta social

ATIVIDADE 3:

a. A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionadospela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.

b. A anomia,É o que enfraquece a integração dos indivíduosdeixando-os sem saber qual norma seguir e isso provoca uma série de anomalias na sociedade deixando ela à deriva.

ATIVIDADE 4:

a. Consciência Coletiva significa “conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade.
Exemplo: A igreja, a escola, o bairro

b. Enquanto a Solidariedade Mecânica Predominante nas sociedades pré-capitalista, onde osindivíduos de identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes. A Solidariedade orgânica predomina na sociedade capitalista, onde as pessoas se relacionam pela divisão social do trabalho.

ATIVIDADE 5:

a) As Classes Sociais, no ponto de vista marxista significam um sistema de relações onde a existência de um grupamento solidário pressupõe a existência de outro, numarelação desigual e em eterno disputa, caracterizada pela luta de classe.

b) Para ele a luta de classe constituiu um motor para a humanidade porque é através dela que o homem transforma o seu modelo de sociedade quando já não mais lhe serve.

c) As forças produtivas são compostas de elementos como terra, as técnicas de produção, as ferramentas de trabalho, as matérias-primas e omaquinário. Ou seja, as forças que contribuem para o incremento da produção.

d) As relações de produção referem-se ao modo com que os homens se organizam para realizar a produção. A forma atual é a capitalistas, mas como, por exemplo, podemos citar também a escravista e a cooperativa.

ATIVIDADE 6:

a) O Modo de Produção é resultado direto da forma de organização da produção e das relações...
tracking img