werrwf

547 palavras 3 páginas
Performance corporal e indentidades juvenis

As culturas envolvem universos simbólicos e estéticos em constante transformação; as práticascotidianas, suas disputas e seus conflitos são os motores dessastransformações. O universo simbólico é fundamental para a criação dasidentidades e das diferenciações entre os grupos; além disso, a dinâmicacultural cria linguagens (orais, escritas, imagéticas) decorrentes dessaspráticas culturais mutantes.
Assim, refletir sobre as imagenssignifica olhar para os imaginários, as afetividades, os desejos, os medos e asfrustrações; implica voltar nossos olhos para as práticas, linguagens,identidades e estéticas que envolvem o cotidiano; requer analisá-las com baseem sua constituição histórica e suas matrizes culturais e inseri-las no campoda cultura para que seja possível captar os significados presentes na suaprodução e apropriação. Essa concepção ampla de cultura articula as formas epráticas culturais que organizam a vida diária, as experiências, os modos devida, os cenários cotidianos e as sensibilidades (Williams 1992; Martín-Barbero1997).
Os jovens, marcadamente, constroem eexpressam sua identidade com base nas complexas escolhas de consumo simbólicoque estão à sua disposição como num excitante hipermercado de imagens,símbolos, territórios, tatuagens, corpos, ideologias, referências, modas,objetos, bebidas, comidas etc. Na sociedade contemporânea midiática e urbana,os indivíduos fazem parte de vários grupos, aos quais se acham ligados pormecanismos de projeção e identificação nos mais diversos sentidos.
Nos jogos de aparência cada vez maisvitais nas culturas juvenis encontramos diversas matrizes de ações ereconhecimentos ligadas ao corpo. Beatriz Pires (2005) destaca três categoriasde uso simbólico dos corpos que nos dias atuais influenciam, simultaneamente, ocotidiano juvenil associado a certos estilos de vida e pertencimentos grupais:a primeira diz respeito ao uso de adereçosexternos ao corpo, como roupas,

Relacionados