Wendeo84

692 palavras 3 páginas
Estudo da lei do Baricentro (centro de gravidade) de um corpo

Introdução
O objetivo deste estudo é determinar as propriedades de figuras e seu baricentro (centro de gravidade).
Para um corpo homogêneo que apresenta um elemento de simetria, o centro de gravidade pertence necessariamente a esses elementos, isto é o centro de gravidade coincide com o centro geométrico.
O baricentro não precisa ser necessariamente um ponto do corpo, sendo o ponto por onde passa a linha de ação do peso do corpo dependente da posição ocupada pelo corpo.
Esse centro de gravidade (ou baricentro) é o ponto de aplicação do peso no qual se concentra todo o peso do corpo. Ele é invariante e independente, ou seja, se o campo gravitacional é uniforme, o baricentro situasse mais próximo da região do corpo onde se concentra a grande parte de sua massa.
Arquimedes foi pioneiro a demonstrar na teoria que o centro de gravidade dos círculos coincide com o centro dos círculos e que o centro de gravidade dos paralelogramos é o ponto de cruzamento de suas diagonais.

Revisão Bibliográfica
Arquimedes é considerado um dos maiores matemáticos e cientistas de todos os tempos, comparando-se (atualmente) com Isaac Newton, pelo seu brilhantismo e influencia de sua obra.
Ele viveu de 287 a 212 a.C, tendo vivido a maior parte de sua vida na cidade de Siracusa, na costa da Sicília (atual Itália) que naquela época fazia parte do mundo grego. Seu pai era o astrônomo Fídias, que foi quem obteve uma estimativa para a razão dos diâmetros do sol e da lua. Arquimedes passou um tempo no Egito, e provavelmente estudou na cidade de Alexandria, que era o centro da ciência grega.
Utilizando seu método da exaustão, Arquimedes conseguiu determinar a área, o volume e o centro de gravidade (o baricentro), de muitos corpos importantes, resultados que nunca haviam sido obtido antes dele, sendo considerado um dos fundadores da estática e da hidroestática.
Uma das obras de Arquimedes que chegou até nós, fala sobre

Relacionados