Wehuhauf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOEXERCÍCIOS FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA CARDIORESPIRATÓRIO 01) (FUVEST-2007) As figuras abaixo ilustram um experimento realizado por William Harvey, cientista inglês do século XVII, que desvendou aspectos importantes da circulação sanguínea humana. Harvey colocou um torniquete no braço de uma pessoa, o que fez certos vasos sanguíneos tornarem-se salientes e com pequenas protuberâncias globosas(Fig. 1). Ele pressionou um vaso em um ponto próximo a uma protuberância e deslizou o dedo em direção à mão (de O para H na Fig. 2) de modo a espremer o sangue. O vaso permaneceu vazio de sangue entre O e H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida.

a) b) c) d) e)

I artéria artéria Artéria Veia Veia

II capilar Veia Veia Capilar Artéria

III Veia Capilar Artéria Artériacapilar

03)(MACK-2007) Num infarto, células do músculo cardíaco morrem. Em casos mais graves, há necessidade da colocação de uma ponte de safena. Esse procedimento consiste: a) na colocação de um fragmento de um vaso retirado da perna no coração para que o sangue volte a circular. b) na substituição de parte da arteira aorta, diminuindo a pressão com que o sangue sai do coração. c) no transplante decélulas retiradas do músculo da perna, que substituirão a parte morta do músculo cardíaco. d) na implantação de um dispositivo que aumente o diâmetro dos vasos que trazem sangue ao coração. e) na colocação de uma válvula artificial para impedir o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio. 04) (PUC-Minas -2007) O gráfico apresenta os resultados da medida de gás carbônico (CO2) liberado por doisdiferentes animais (A e B), em função da temperatura ambiental a que foram submetidos.

a) 1. Que vasos sanguíneos estão mostrados nos desenhos do experimento de Harvey? a) 2. Por que eles se tornaram salientes com a colocação do torniquete? b) Por que o vaso permaneceu vazio, entre a protuberância O e o ponto H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida? 02) (FUVEST-2007 1ª Fase)O gráfico abaixo mostra a variação na pressão sanguínea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatório humano.

Qual das alternativas correlaciona corretamente as regiões I, II e III do gráfico com o tipo de vaso sanguíneo?

Analisando os resultados de acordo com seus conhecimentos, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O animal B é classificado como ectotérmico, e seumetabolismo se beneficia do aumento da temperatura ambiental dentro de determinados limites. b) O organismo do animal A trabalha para que sua temperatura corporal se mantenha a despeito da variação da temperatura ambiental.

1

c) O animal B aumenta a liberação de CO2 como forma de perder calor e melhor se adaptar ao aumento da temperatura. d) Em baixas temperaturas, o animal A normalmenteapresenta maior consumo de nutrientes do que o animal B. 05) (PUC-Minas -2007) Precisamos respirar a cada minuto de nossas vidas, mas não nos preocupamos com a nossa necessidade de respirar e nem mesmo pensamos sobre isso freqüentemente. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Respirar é uma função controlada pelo sistema nervoso, podendo ser afetada pelo sistema endócrino. b) O aumentoda freqüência respiratória normalmente está acompanhado pelo aumento da taxa circulatória. c) A hematose é um processo contínuo podendo ser favorecida pelo aumento da freqüência respiratória. d) O padrão de respiração ajusta-se facilmente em coordenação com outras atividades, como falar e comer. 06) O termo "aterosclerose" (Gr. atheros-papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever aesclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas, que a caracterizam, podem levar à oclusão (fechamento ou entupimento) do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, má circulação cerebral e gangrena de...
tracking img