Weg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No dia 16 de abril de 2014, a empresa Eletromotres WEG S.A. foi visitada pelos alunos da disciplina de Gestão de Custos do curso de Administração, com o objetivo de conhecera empresa, sua história, processo de produção e filosofia. Na visita à Jaguará do Sul, aprendemos um pouco sobre a história da empresa e visitamos os parques fabris 1 e 2, onde conhecemos o centro de treinamento eacompanhamos todo o processo de fabricação de motores e geradores.



















História
A WEG surgiu da idéia e força de vontade de três grandes homens e amigos Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, que se uniram com o objetivo de construir motores elétricos.
Eles fundaram a empresa em setembro de 1961, na época não havia muitos fabricantes de motores, um mercadoprestes a emergir. A WEG era constituída de torno de20 colaboradores e tinha um capital do valor de três Fuscas da Volkswagen, já hoje é a maior fabricante de motores elétricos do mundo uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos como, geradores, transformadores, equipamento eletrônico para controle, tinta e verniz isolante.
A WEG possui inúmeras fábricas espalhadas por diversascidades no Brasil, como Gravataí, Blumenau, Guaramirim, Itajaí, Joaçaba, São Paulo, São Bernardo do Campo, Hortolândia, Manaus e Linhares. Além disso, a empresa tem fábricas instaladas pelo mundo, na Argentina, no México, em Portugal, na África do Sul, China, Índia, Alemanha e EUA. Hoje a WEG conta com aproximadamente 25000 colaboradores.











Parque Fabril I

O parque Fabril I se encontra nocentro da cidade de Jaguará do Sul, ao chegarmos lá fomos recepcionados com uma palestra de um dos funcionários da WEG, então visitamos o centro de treinamento localizado neste mesmo parque.
Na palestra foi explicada a história da WEG, desde sua criação até os dias atuais, também nos foi mostrado os ramos de produção, a localização e o ramo de todas as sedes da empresa e foi explicado um pouco sobresegurança e a capacitação da empresa.
Os principais ramos de produção da WEG são: Motores, Automação, Energia, Transmissão & Distribuição e Tintas.
O setor de motores é completo, incluindo motores comerciais e industriais, até motores especiais como motores a prova de explosão. A empresa cobre uma faixa gigante de potência de motores (de 0,16cv até 4000cv) e estes são demanda não só do Brasil, mastambém no exterior.
O setor de tintas da WEG produz tintas líquidas, tintas em pó e vernizes eletro isolantes. Isso acarreta a grande vantagem que a empresa precisa então de menos insumos para desenvolver seus outros produtos, como a isolação dos enrolamentos e a pintura externa dos motores.
 
Fomos instruídos um pouco sobre EPI, a utilização de protetores auriculares dentro da empresa, e sobreos caminhos de segurança dentro da WEG, então, preparados para a próxima etapa, fomos visitar o centro de treinamento do Parque Fabril I. A escola técnica do Parque Fabril I admite alunos do terceiro ano do ensino médio.
Para entrar na escola existe um teste psicotécnico para avaliar as possíveis áreas de interesse do aluno. Entre essas áreas estão manutenção, eletrotécnica, mecânica, ferramentariae química, já direcionando o futuro participante na área onde tem maior força. Então é feita uma prova e ambientação, se aprovado o jovem é admitido para um curso coma duração de dois anos. Na conclusão do curso, o aluno terá lugar garantido na empresa, e uma vaga indicada por um instrutor como mais adequada.


Parque Fabril II

O Parque Fabril II é o mais completo da empresa WEG. Nelevisitamos o setor de energia, o de motores, de usinagem e de trefilas. A indústria era gigante, e de alta qualidade, organizada e segura, o que também é muito importante. Neste parque visitamos a WEG motores.

Na WEG motores a fabricação é feita através de linha de produção. Nessa fábrica os processos são todos automatizados e visa ter máquinas em estoque para futuras vendas. Nos galpões 1 e 2 são...
tracking img