Webquest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEBQUEST: Ferramenta pedagógica para o professor

Objetivo Geral
Este projeto objetiva a apresentação das Webquest para os professores a fim de instrumentalizá-los para uma prática pedagógica através do uso da internet.

Objetivos Específicos
• Confrontar conteúdos das diversas disciplinas com as Webquest disponíveis na internet, verificando onde podem ser aplicados.
• Produzir materialde apoio para a instrumentalização dos professores.
• Planejar e apresentar o modelo Webquest juntamente com os professores.
• Preparar os professores para criação e emprego da ferramenta Webquest em suas práticas pedagógicas.
Justificativa
O projeto “Webquest – Ferramenta Pedagógica para o professor” foi criado com a finalidade de instrumentalizar os professores para uma prática pedagógicaatravés do uso da internet, no entanto esta tarefa de capacitar professores dentro de instituições de ensino vai além da simples idéia de se "ajudar" os professores. Os programas de capacitação servem tanto para melhorar o nível do corpo docente, quanto para aprimorar a formação dos alunos e, por conseqüência, a qualidade da escola. Sua intenção é de provocar, despertar e fazer com que osparticipantes (professores) possam repensar sua prática, atribuindo a ela algumas mudanças necessárias ao momento atual. Este momento requer profissionais que dominem esta nova tecnologia e com o apoio do computador, realizem inovações que possam realmente marcar a vida de seus alunos.
Brito (2006) comenta que para manter-se atualizado, o professor deverá usar as tecnologias as quais poderão ajudá-lo naelaboração de materiais de apoio, bem como ser valiosos recursos para o ensino de diversas disciplinas do currículo, seja em sala de aula, num trabalho coletivo, seja na dinâmica do trabalho desenvolvido em ambientes informatizados.
O professor precisa assumir a perspectiva em que a prática pedagógica com o uso das novas tecnologias é concebida como um processo de reflexão–ação, onde ele irácaminhar não à frente do aluno, mas junto com ele, promovendo sua aprendizagem, fazendo intervenções segundo o seu estilo de pensamento, questionando-o para desestabilizar as certezas inadequadas, incitando-o a buscar informações em diferentes fontes ou, quando necessário, fornecendo-lhe as informações demandadas pela situação, ajudando-o a encontrar por si próprio a resposta para sua questão ousituação-problema. Para tanto é necessário capacitar o professor para dominar os recursos tecnológicos, elaborar atividades de aplicação desses recursos escolhendo os mais adequados aos objetivos pedagógicos, analisar os fundamentos dessa prática e as respectivas consequências produzidas em seus alunos. Ao assumir essa postura, o professor toma consciência de sua prática, analisa as consequências de suasintervenções, empregando teorias educacionais e conhecimentos específicos para compreender a situação criada na aula, bem como as atitudes manifestadas pelos alunos, criando estratégias flexíveis e adequada ao momento. (ALMEIDA, 1996).
Neste projeto trilhou-se um dos caminhos que podem ajudar o professor no processo de construção do conhecimento dentro desta nova perspectiva: o modelo
Webquest.A Webquest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. (WEBQUEST, 2008). Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletar de dados semrelevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede. Webquest pretende ser, e tem mostrado sê-lo efetivamente, uma metodologia de engajar alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores e alunos e a produção de materiais. Em linhas gerais, uma Webquest parte da definição de...
tracking img