Webquest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
presentação
A vida em sociedade sempre nos coloca diante de pessoas de diferentes culturas, etnias, religiões, crenças e inúmeras outras variáveis. Em vista disso, o combate à discriminação tem cada vez mais importância nos cenários nacional e mundial, com intenção clara de promover e consolidar a convivência pacífica entre grupos ou povos com dificuldade de integração com os demais
Mesmovalorizando sua pluralidade cultural e sua miscigenação, o Brasil reconhece discriminações históricas contra grupos socialmente mais vulneráveis, com maior dificuldade de acesso ao exercício pleno de sua cidadania sob proteção da lei. Deste reconhecimento, surge a adoção de medidas compensatórias, que acelerem o processo de construção da igualdade, sem qualquer discriminação, no que se refere a: raça eetnia (grupo de afrodescendentes e de indígenas), gênero (grupo de mulheres) e condição física ou mental do indivíduo (grupo de portadores de deficiência). Estas medidas são chamadas de "ações afirmativas" e buscam garantir a promoção dos direitos humanos, da igualdade de oportunidades e a prática da cidadania de tais grupos.
Nesta aula, os alunos aprenderão algumas das ações que já vêm sendofeitas pelos governos e, por meio de pesquisa orientada, poderão conhecer, detalhadamente, todo o processo que deu origem a elas.
É importante lembrar que a polêmica questão das cotas para negros (afrodescendentes) em universidades integra esse conjunto de ações e pode surgir na discussão. Dependendo da maneira como for apresentada, o que era para ser uma solução (uma ação afirmativa, de reparo deerro histórico) pode ser entendido como ato discriminatório. Nesse caso, convide os alunos a refletirem sobre as vantagens e desvantagens desta alternativa, incentivando-os a criarem outra(s). Evite que elementos de ordem político-partidária entrem no debate.
A intenção é aproximar os adolescentes dos problemas sociais enfrentados por determinados grupos e das ações governamentais de solução,mostrando que não há indiferença em relação a eles, mas, sim, tentativas para amenizá-los ou, num futuro próximo, erradicá-los.
Você obterá mais informações nos links: "curiosidades" e "organizações e movimentos".

Atividades para a aula
• Por meio de conversa, analise com os alunos a pluralidade cultural e a miscigenação existente nas várias regiões brasileiras. 
• Conforme a faixa etária, éinteressante traçar uma linha do tempo apontando as épocas em que povos europeus estiveram por aqui. Não se atenha às influências políticas de colonização ou dominação, mas somente ao fato de que o Brasil passou a receber imigrantes de várias partes do mundo. 
• Defina com eles os conceitos de “raça”, “etnia” e “gênero”. 
- Raça significa divisão tradicional e arbitrária dos grupos humanosdeterminada pelo conjunto de caracteres físicos hereditários (cor da pele, formato da cabeça, tipo de cabelo e demais características).
- Etnia significa coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sócio-cultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.
- Gênero é o que compõe a raça humana, considerando o masculino e o feminino, ou seja, o homem e amulher.
• Apresente as características raciais e étnicas das pessoas descendentes de povos africanos, chamados afrodescendentes, e de povos indígenas.
• Localize tais grupos nas várias regiões brasileiras, observando que há espaços geográficos nos quais a presença de tais populações é mais notada.
• Analise com os alunos as condições de vida (social, cultural e econômica) dessas populações,conduzindo a conversa para a necessidade de inclusão. 
• Registre no quadro as observações feitas sobre os afrodescendentes e os indígenas. Se possível, divida a aula em dois dias, dando tempo para que os alunos possam pesquisar sobre as atuais condições de vida desses grupos. Com informações trazidas pelos alunos, a discussão tende a ocorrer de forma mais rica, pois contará com a opinião deles.
•...
tracking img