Webquest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Egléa Guinezi Nardi
WEBQUEST –POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

Na tentativa de uma analise, envolvendo os três materiais disponibilizados pela tutora, gostaria de iniciar pela constatação de que a elaboração de uma webquest não é muito diferente do planejamento de uma aula, ou melhor, de um conjunto de aulas ou de um projeto criado para determinado fim. Em um planejamento tradicional o professorse ocupa de selecionar e facilitar o contato com o conteúdo, oferece os materiais necessários, oferece uma escuta sobre os conhecimentos prévios dos alunos, lança o desafio ou define a problematização, promove meios para sua elucidação, solicita uma síntese do que foi apreendido, avalia os resultados finais (e proporciona uma auto avaliação dos alunos) e oferece a devolutiva.
Porém no mundodigital tudo fica mais fácil! As diferenças aparecem quando se pensa na facilidade de organização, na antecipação na produção dos projetos, na facilidade de resgate das produções, aumento do nível de possibilidade de interferência (tanto dos alunos como do professor) além de promover devolutivas mais claras e completas. Mas nem tudo são rosas! É preciso antecipar as dificuldades e os desvios queporventura possam acontecer, bem como dispor de tempo para a elaboração das atividades além da clareza de objetivos ( e aqui se agrega a eles não só os objetivos específicos, mas também as contribuições de cunho crítico, analítico e de formação de opinião gerados nos alunos além do favorecimento sócio cultural e afetivo).
A possibilidade de se juntar a clareza e facilidade de uma webquest ao contesto“Vygostyniano” do aprender num movimento dialógico é, no mínimo, instigador. O antigo “trabalho em grupo” dá espaço ao virtual e não necessariamente presencial. Une o saber individual e o transforma num saber coletivo e, o que é melhor, facilmente compartilhado.
UMA WEBQUEST: -
Bernie Doadge e Tom March foram os autores dessa forma de apresentação de atividades de pesquisa onde a tecnologia éusada como ferramenta para exploração de conteúdos.
Estruturadas a partir de seis núcleos favorece a síntese de informações concretas promovendo o “saber para fazer e não o saber pelo saber” nas palavras de seus criadores, sendo eles: Introdução, tarefa, processo, recursos avaliação e conclusão e créditos.
Segue uma tentativa de construção de uma webquest:

Público alvoAlunos do 5º ano do ensino fundamental
Tempo do projeto 1 mês
Assunto Biomas do Brasil
Título Biodiversidade
Sinopse Vamos explorar as características dos biomas brasileiros e produzi-los de forma artística (através de desenhos) e descrevê-los através de fichamento técnico. Depois uma exposição seráinevitável! Vamos mostrar o que descobrimos.
A descoberta da importância da biodiversidade para o planeta e a reflexão sobre a preservação ambiental é o maior desafio do nosso trabalho.
Introdução
Todos nós podemos contribuir com a preservação ambiental adotando atitudes simples no nosso cotidiano seja em casa, na escola, no trabalho, contando aos nossos familiares o que sabemos sobre isso e oquanto é importante para nós, assim estaremos ajudando a melhorar as condições de vida do planeta. O primeiro passo é conhecer nossa terra, nosso país e descobrir por que é tão importante cuidar do que é nosso.
Tarefa
Produção de manifesto contra a extinção de espécies ameaçadas da flora brasileira e exposição de trabalhos artísticos sobre essas espécies.
Processo e Recursos
1. Assista aosvídeos para ajudá-lo a assimilar a aula que tiveram com a professora de ciência e a seguir debata com seus colegas a definição de bioma, quais são os biomas brasileiros e a extinção de espécies nos biomas do Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=IA6u9PKgnnw
http://www.youtube.com/watch?v=roz2l0EHdyc

2. Escolha a espécie que você gostaria de pesquisar. Nessa guia você encontrará as...
tracking img