Weber parlamentarismo e governo numa Alemanha recontruida

1560 palavras 7 páginas
Weber analisa o legado de Otto Von Bismarck sobre a politia alemã no fim da 1º guerra, a alemanha derrotda é obrigada a ágar indenizações de guerra, mudava seu regime politico, passando de monarquia, para parlamentarista. na vsão de weber a longa dominação do principe Bismarck se caracterizou pela sujeição do parlamento aos ditames do executivo, onde Bismarck governava e impunha sua marca. essa dominação é considerada por Webwe como "Cesarista", o parlamento e forças sindicais tinham pouca força politica nesse periodo - periodo de unificação da alemanha e fim da monarquia 1871-1918.

O legado de Bismarck foi de deixar atras de si uma nação sem qualquer sofisticação politica, e sem qualquer vontade de politica e um parlamento completamente impotente, resultados negativos do prestigio de Bismarck.

Weber fala que o nivel do parlamento não dependa apenas de grandes assuntos, mas que influencie, de forma decisiva, nas grandes questões, o que, para ele não ocorreu na alemanaha devido ao legado de Bismarck que gerou um parlamento fraco e indolente.

Weber desculte a relações entre burocracia estatal e a polítca partidaria e parlamentar, para Weber o Estado moderno, é como a divisão de trabalho capitalista, o Estado se apresenta como um copus burocratico administrativo formado por funcionarios assalariados caracterizados, por formalismo, salario, pensão, promoção, treinamento especializado e divisão funcional do trabalho, com areas bem definidas de jurisdição e processos documentarios, tudo isso é para que o Estado moderno seja visto e compreendido como uma empresa"identica a uma fabrica"
A separação do trabalho do meio material de produção, de destruição, de adminstração, de pesquisa academica e de finanças em geal e a base comum do Estado moderno, em sua esfera politica, cultural, militar, e da economia privada capitalista, com a crescimento da esfera economica é inevitavel o aumento na burocratização.

A realidade politica da Alemanha deve ser percebida a

Relacionados