Web semantica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL APLICADAS A WEB SEMÂNTICA
Dhonatan M. Cauduro, Jeferson M. Thalheimer
Instituto de Ciências Exatas e Geociências – Universidade de Passo Fundo (UPF)
Caixa Postal 611-99070-672 – Passo Fundo, RS – Brasil

Abstract: A major difficulty of the current Internet, applied with the Syntactic Web is the inability of computers to act on something. Through thiscontext there is the Semantic Web, in which the proposal is to receive information from a well-defined meaning, making computers and people to cooperate. To make this possible, we created a layered architecture proposed by the W3C in order to direct the Semantic Web related technologies. Even though she was still relatively distant and an initial state, they already have applications that were designedusing the concept of layers, confirming the future of the Semantic Web. Through this we intend to show a comprehensive view of concepts serving as a source of study for people.

Resumo: Uma grande dificuldade da Internet atual, aplicada com a Web Sintática é a incapacidade dos computadores de agir sobre algo. Através deste contexto, surge a Web Semântica, na qual a proposta é receber ainformação de um significado bem definido, fazendo com que computadores e pessoas possam cooperar entre si. Para tornar isso possível, criou-se uma arquitetura de camadas proposta pelo W3C, com a finalidade direcionar tecnologias associadas à Web Semântica. Apesar de ela estar ainda relativamente distante e num estado inicial, já se tem aplicações que foram projetadas utilizando o conceito de camadas,confirmando o futuro da Web Semântica. Através disso pretendemos mostrar uma visão abrangente dos conceitos servindo como fonte de estudo para pessoas.
Palavras Chave: Web Semântica. Inteligência Artificial.
1 Introdução
Nos últimos anos a World Wide Web, acabou revolucionando a maneira das pessoas trocarem informações, podendo acessar um grande volume de informações instantaneamente em qualquerlugar do mundo. O grande número de documentos web e a falta de padronização das informações tornaram-se um problema para os usuários na hora em que navegam na internet e encontrar as informações que lhe são desejadas. Segundo, esse problema é caracterizado quando uma pessoa, ao realizar uma consulta, obtém um numero excessivo de informações como resposta e não consegue absorve-las ou tratá-las,tendo que examinar todos os documentos resultantes para encontrar as informações desejadas. Dessa forma percebe-se que a web sintática atua de maneira que a maioria das informações disponíveis na internet fica clara a necessidade de intervenção humana, pois está disposta de uma forma compreensível apenas para seres humanos e maquinas não possuem suporte para esse tipo de tarefa, podendo resultar emuma vasta quantidade de resultados devido à busca ser orientada a palavras chave. Através desse problema criou-se a Web Semântica, sendo uma extensão da web atual, onde a informação tem uma melhor cooperação entre computadores e pessoas, isto é, hierarquizar todas essas informações de uma forma eficiente e com um significado bem definido, de forma a compreender o conteúdo e estabelecer a relaçãoentre as informações, podendo assim ser interpretada por agentes humanos ou agentes informatizados. Com a utilização de metadados, ontologias, e agentes cria-se a W3C que é um grupo de organizações interessadas nas definições e desenvolvimento de novos conceitos, protocolos e padrões de estrutura para a Web, visando ter uma maior eficácia dos recursos.
Além dessa breve introdução, este artigoencontra-se organizado da seguinte forma: a sessão dois descreve a Web Sintática e seus conceitos. Na sessão três será apresentado a Web Semântica juntamente com os conceitos de metadados, ontologias, agentes e a arquitetura proposta pelo W3C. Na sessão quatro são apresentadas aplicações e como elas se beneficiam da Web Semântica. Por fim serão apresentadas algumas considerações finais sobre o...
tracking img