Web os

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA/UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
1º. PERÍODO NOITE A

WEBOS – O AMBIENTE OPERACIONAL EM NUVEM
Proposta de Trabalho Interdisciplinar referente ao
1º. Período do Curso de Análise em Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologias Computacionais Emergentes
Orientadora: Aderaldo, Ana Carolina de Andrade

Componentes:Assis, Breno Sarkis; Barquete, Flávia da Silva; Freitas, Frederico Augusto Carvalho; Linhares, Túlio Henrique; Melo, Cristiano Daniel Nascimento; Oliveira, Heitor; Paiva, Deleon Hermenegildo; Santos, Hermes Cristiano; Silva, Warlley Rezende

Belo Horizonte – MG
2º Sem. /2009

Resumo

Muitas empresas investiram em grandes Centrais de Processamento de Dados (CPDs) para suprimir suasnecessidades de processamento e armazenamento. Muitas dessas empresas não aproveitam 100% do poder de processamento de seus CPDs, já outras empresas não aproveitam esse poder todo o tempo tendo assim momentos de ociosidade.
A solução que algumas dessas empresas encontraram foi criar serviços disponibilizados via web que aproveitassem o excedente de processamento e armazenamento de seus CPDs. A esse tipo deserviço deu-se o nome de cloud computing (computação em nuvem).
Ao longo do tempo vários aplicativos ganharam uma versão para a nuvem, nesse modelo os aplicativos são oferecidos como um serviço. Um desses serviços é o webOS que oferece uma área de trabalho semelhante à de um sistema operacional e oferece ainda uma série de aplicativos. O eyeOS é um exemplo desse serviço.
A segurança,confiabilidade e banda sempre são questões polêmicas quando se trata de um webOS. Para os especialistas esses são pontos críticos desse serviço. Esse artigo visa tratar todas essas questões apresentadas.

Palavras Chave: CPD, computação em nuvem, webOS, eyeOS e segurança.

Sumário


1. Introdução 2

2. Fundamentação Teórica 3

2.1. Aplicativos nativos do webOS eyeOS 6

2.2. Segurança,confiabilidade e banda referente as aplicações em nuvem 8

3. Metodologia 9

4. Resultados 10

4.1. Questionário aplicado a profissionais de TI 10

5. Conclusão 17

6. Referências 19

7. Anexos 21

7.1. Modelo do questionário aplicado 21

1 Introdução

O poder dos CPDs de grandes empresas, que antes não era aproveitado, contribuiu para o surgimento de uma novatecnologia conhecida como computação em nuvem (cloud computing). Nesse modelo, os dados e aplicativos são armazenados em servidores e são acessados via WEB. Todo o processamento de um aplicativo em nuvem (que passam a ser oferecidos como serviço) acontece nos servidores das empresas que o disponibilizam.
Vários aplicativos ganharam uma versão voltada para a em nuvem. Dentre os serviços quesurgiram, um que vem crescendo é o chamado webOS. Um webOS é um ambiente operacional semelhante a um sistema operacional, nele são oferecidos vários serviços, tais como: pacote office, bate-papo, disco virtual, browser, etc. Um desses webOS é o eyeOS. Em nossa pesquisa pretendemos responder a seguinte questão: Quais aplicativos podemos encontrar em um webOS? Para responder essa questão, tomamos oeyeOS como exemplo desse serviço. Assim apresentar o pacote básico de aplicações que é encontrado em um webOS, como o eyeOS passou a ser o nosso objetivo geral. Para alcançarmos o nosso objetivo geral traçamos três objetivos específicos.
O primeiro é analisar como a computação em nuvem aproveita os recursos de hardware que antes não eram aproveitados pelas grandes empresas. Para Fábio Barros(Acessado em: 7 set. 2009) um dos pilares do cloud computing é o reaproveitamento ao máximo e gerenciamento de forma inteligente dos recursos de hardware para que eles possam ser utilizados de forma inteligente, proporcionando economia de custos.
Já o segundo objetivo é identificar os aplicativos nativos do eyeOS. O site Oficina da Net (Acessado em: 4 set. 2009) fala de alguns dos vários...
tracking img