Web marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
5
Web Marketing
Marcelo Ivanir Peruzzo

É comum as pessoas utilizarem o termo marketing nas mais variadas situações, como na política: “Ele está fazendo uma jogada de marketing para conquistar o cargo de vereador”; ou na empresa: “Você participou daquela reunião? Ele só fez o próprio marketing, não falou de mais ninguém”. A internet, está revolucionando a forma de acesso à informação, e,conseqüentemente, criou mais uma forma de aplicação do marketing: web marketing. Pode-se dividir as ações de marketing em quatro segmentos, conhecidos como composto de marketing: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Deste modo, tudo que efetivamente a internet efetuar em termos de melhoria ou influenciar o processo deste composto pode ser tomado como ações de web marketing. Esta nova definiçãoprovinda da internet não é apenas um conceito isolado ou alguma forma a mais de denegrir o verdadeiro marketing, que na sua essência significa propor que o vendedor descubra os desejos dos seus consumidores e, deste modo, ofereça produtos e serviços de real valor, proporcionando, no final deste processo de troca, satisfação para ambas as partes. Marketing não é e nunca será parte integrante dapropaganda e publicidade. A propaganda e a publicidade é que fazem parte de um conceito maior chamado marketing, assim como a internet, atualmente, tornou-se mais uma ferramenta essencial para ações vencedoras de marketing. Mas, afinal, o que é web marketing? Conceitua-se web marketing como uma nova ferramenta de comunicação e distribuição realizada por meio de recursos digitais, em que organizaçõese consumidores buscam interatividade total nos seus relacionamentos, proporcionando uma troca com satisfação rápida, personalizada e dinâmica. Mas como a comunicação e distribuição foram afetadas de forma avassaladora pela internet? Não devemos ter a menor dúvida: o mundo mudou depois do advento da web, seja qual for o segmento de mercado ou nível socioeconômico.
COLEÇÃO
EMPRESARIAL

GESTÃO55

Menor Ciclo de Vida dos Produtos
Você já notou que a vida útil dos produtos está diminuindo de forma crescente? Esta é uma das primeiras conseqüências do web marketing. Com a propagação das informações sobre produtos e serviços por meio de websites ou e-mail, os consumidores estão cada vez mais exigentes e conhecedores do produto, e em muitos casos conhecem mais detalhes sobre o produtoque o próprio vendedor da loja de varejo. Com esta pressão, o mercado se obriga a oferecer novos produtos diferenciados, fazendo com que o ciclo de vida dos produtos se torne menor, uma vez que os desejos e necessidades das pessoas se alteram. Informação na mão do cliente significa, cada vez mais, que o mercado ditará a regra do jogo.

Preços Menores
Quando o consumidor vai comprar uma televisãoem um shopping, ele pode gastar seu tempo pesquisando preços em no máximo cinco lojas do setor, para enfim efetuar sua escolha, levando em consideração a variável principal preço, uma vez que o produto escolhido é o mesmo, sem diferenças substanciais de qualidade e garantia. O consumidor da internet tem à sua disposição, em poucos segundos, dezenas de lojas que vendem esta televisão, ou seja, asua pesquisa será muito mais ampla e, conseqüentemente, descobrirá o melhor preço e a melhor condição de pagamento. É muito comum, atualmente, encontrar produtos eletrônicos com preços menores na internet e com prazo de pagamento muito mais facilitado ao consumidor do que ocorre no varejo tradicional. Há lojas, inclusive, que possuem políticas de preço diferenciadas para a internet e para a lojaconvencional, em que normalmente o preço da loja virtual é menor.

Novos Mercados
Uma empresa que vende seus produtos em uma loja convencional normalmente tem como alvo o público da região próxima ao seu estabelecimento. Quando a empresa entra no mundo da web, conseqüentemente sua marca e seus produtos estão disponíveis para visualização de qualquer pessoa neste planeta que tenha acesso à...
tracking img