Web aulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 1
Unidade 1 - Rendas e conceitos
Apresentação do Professor:

Olá! Eu sou a professora Helenara Regina Sampaio, formada em Matemática. Tenho experiência no nível Fundamental, Médio e Superior, o que me faz compreender que a matemática básica é necessária para resolver problemas da Matemática Financeira.
O conteúdo de potenciação é um conteúdo que precisamos revisar, pois aparece nasoperações envolvendo juros compostos, entre outras.
Exemplos:

[pic]

E agora, você se lembrou desta aula?
Que bom!
A Matemática Financeira é um dos conteúdos que mais gosto de lecionar, pois são cálculos de acordo com a realidade de todos. Muitas vezes não nos damos conta de como são importantes para o nosso conhecimento, não só do administrador, mas do cidadão. Os bancos cobram juroscompostos, as financiadoras de habitação, veículos, enfim, utilizam-se tabelas financeiras.
Vamos recordar um conceito básico da Matemática Financeira:
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo, simplificando as operações financeiras por meio de procedimentos. Vamos rever alguns conceitos básicos:
Capital:O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Podemos observar nos livros diversas interpretações para o capital, pois é também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em língua inglesa, usa-se Present Value, indicado nas calculadoras financeiras pela tecla PV.
Juros: Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividadeprodutiva, como empréstimos, financiamentos, descontos, etc. Os juros podem ser capitalizados segundo os regimes: simples ou compostos, ou até mesmo, com algumas condições mistas.
Veja este problema abaixo e tente resolver o desafio.
DESAFIO:
Um comerciante deseja realizar uma grande liquidação, anunciando 50% de desconto em todos os produtos. Para evitar prejuízos, o comerciante remarca osprodutos antes da liquidação.
De que porcentagem devem ser aumentados todos os produtos, para que, depois do desconto, o comerciante receba o valor inicial das mercadorias?
|Trocando idéias |


Antes de fazer compras a prazo, tenha alguns cuidados, pois os juros são muito altos. Sigaessas orientações:
1. Pesquise as taxas de juros cobradas pelo estabelecimento comercial ao vender seus produtos.
2. Verifique se sua renda mensal ou familiar é suficiente para efetuar os pagamentos e prestações dos juros.
|Assim, você espanta as tempestades! |


Vamos conversar sobre rendas,você já ouviu falar?
Rendas:
Conceitos  
Renda é uma sucessão de capitais disponíveis em épocas diferentes, destinados a formar um capital ou pagar uma dívida denominada renda. A estes capitais damos o nome de termos ou anuidades e eles podem ser iguais ou não. Se forem iguais às Rendas, serão denominadas de Termos Constantes ou simplesmente Rendas Constantes; se forem variáveis, teremos aschamadas Rendas Variáveis.
O intervalo de tempo que decorre entre os vencimentos de dois termos consecutivos recebe o nome de período da renda e é sempre o mesmo. A renda pode ser classificada segundo três critérios: constância ou variabilidade de seus termos, número de termos e data de vencimento do seu primeiro termo.
 
[pic]As rendas podem ser de dois tipos:
a) Rendas certas ou anuidades:Quando o número de termos, seus vencimentos e seus respectivos valores podem ser prefixados.
Um exemplo básico é a compra de bens a prazo. Quando compramos um eletrodoméstico, já sabemos o quanto pagaremos em cada parcela.
b) Rendas aleatórias:
Quando pelo menos um dos seus elementos não pode ser previamente determinado.
Quem já não fez ou pensou em fazer um seguro de vida. Você sabe até quando...
tracking img