Web 2.0: o advento da internet como ferramenta para a propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Web 2.0: O advento da internet como ferramenta para a propaganda




Tatiana Mello dos Santos Cunha



E-mail: tatianamello_@hotmail.com


Comunicação Social – Campus Barra Mansa
Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)
Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº267, Centro, Barra Mansa – RJ – Brasil





Resumo. A internet ou web vem evoluindo rapidamente e com o passar dos anostornou-se um dos principais meios de comunicação em todo o mundo, por seu alcance e versatilidade. O termo Web 2.0 é amplamente utilizado para descrever as recentes alterações ocorridas com a World Wide Web. Este novo termo reforça o conceito de colaboração, participação e troca de informações, permitindo que o usuário seja mais que um espectador, passe a fazer parte do espetáculo. Este artigobusca entender e como lidar com o excesso de informação na web para que não haja confusão no entendimento da mensagem.


Palavra Chave. Internet, WEB 2.0, Meios de Comunicação, World Wide Web, Excesso de Informação, Sobrecarga de Informação, Confusão no Entendimento da Mensagem.


Abstract. The internet or web is developing very quickly, and became one of the main communication ways inthe whole world over the years because of your reach and versatility. The sign Web 2.0 is extensively used to describe the young changes that happened with the World Wide Web. This new sign intensify the idea of cooperation, participation and change of information, allowing the user being more than a spectator, being inside the show. This article objects understand and how to deal with the excessof information on web for avoid confusion in the comprehension of the message.


Keywords. Internet, WEB2.0, Main Communication, World Wide Web, Excess of Information, Information Overload, Confusion in the Comprehension of the Message.


1. Introdução


A invenção da internet trouxe para o mundo uma maneira diferente de enxergá-lo, quebrou fronteiras entre países e transformoucontinentes em uma pequena comunidade à apenas um segundo de distância. A famosa rede afetou dramaticamente as comunidades interpessoais. Aproximou pessoas que puderam mandar e receber e-mails, utilizar programas de voz e vídeo com a eficiência que nunca tinha sido vista antes.

A informação está disponível de maneira rápida e barata. O problema não é o acesso a informação, e sim a suasobrecarga. Quantos de nós recebemos no cotidiano uma enxurrada de mensagens via correio eletrônico? A Internet tem beneficiado as pessoas oferecendo-lhes uma forma ágil e de baixo custo para comunicação.

De acordo com o Gerosa (et al, 2001), a existência da sobrecarga de informação está extremamente ligada ao indivíduo. Uns conseguem lidar com mais informações simultâneas do que outros,dependendo da maturidade, da capacidade e da habilidade de cada um, bem como das características e do nível de conhecimento sobre o assunto em questão. Para evitar a sobrecarga, é necessário balancear a necessidade de fornecer informações com a de preservar a atenção sobre o trabalho.

Ou seja, o excesso de informação pode causar sobrecarga e atrapalhar o entendimento da mensagem. A escolhada informação certa a pessoa certa, na forma certa, e no momento certo, ajudam a evitar a sobrecarga e a má interpretação das mensagens.

Visto que no artigo Nascimento e Santos (2005), a sobrecarga de informação é um fenômeno que ocorre quando os indivíduos recebem mais informações relevantes do que podem absorver em um determinado período de tempo ou quando possuem dificuldade em obterinformações relevantes dentre uma grande quantidade de informações, sendo parte delas irrelevantes.

Em uma pesquisa realizada pelo Ibope, revela que 53% sentem sobrecarga de informação na Web. Um estudo do Ibope Mídia tenta mostrar qual o impacto do mundo superconectado na vida da população. Com o nome de "Conectmídia: Hábitos de consumo de mídia na era da convergência", a pesquisa diz...
tracking img